A ansiedade é um estado caracterizado por medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito frequentemente, pela sensação de que algo desagradável está para acontecer. Dentro do movimento espiritualista e da psicologia é descrita como "excesso de futuro", tendo como contrapartida a depressão que é o "excesso de passado".
Por experiência própria, a ansiedade é um mal que destrói o corpo e nós não percebemos, pois estamos focados no que pode acontecer amanhã e esquecer o que poderíamos tratar hoje.
Alguns sintomas de ansiedade:
- Fadiga - Insônia - Falta de ar ou sensação de sufoco - Picadas nas mãos e nos pés - Confusão - Instabilidade ou sensação de desmaio - Dores no peito e palpitações - Boca seca - Contrações ou tremores incontroláveis - Tensão muscular, dores - Sensação de ter um "nó" na garganta - Dificuldades para relaxar - Dificuldades para dormir
COMO TRATAR A ANSIEDADE
Além dos medicamentos convencionais, existem algumas alternativas naturais que podem nos ajudar a controlar a ansiedade. Veja algumas delas:
1# FAZER EXERCÍCIOS
Essa é a forma mais conhecida e por incrível que pareça a menos usada. Praticar atividades físicas ajudam a elevar a nossa produção de serotonina, substância relacionada a sensação de felicidade e prazer. Mas o funcionamento depende da disposição de cada um ao praticar. Essa alternativa costuma funcionar dependendo da disposição da pessoa, uma vez que nem todo mundo gosta de praticar exercícios.
Caminhar três vezes na semana, por pelo menos 40 minutos, além de ajudar a lidar com a ansiedade influencia na queima de calorias e na liberação de toxinas através do suor. Funciona como uma meditação ativa, indo muitas vezes na causa do problema e não apenas nos sintomas.
#2 EXPERIMENTE CONTROLAR A RESPIRAÇÃO
Pare um pouco de ler esse texto, foque apenas na sua respiração. Ela é pausada? Ela é longa? Tem espaço de tempo precisos? Provavelmente não! Isso porque vivemos com pressa e não seria diferente com a nossa respiração. A nossa respiração influencia diretamente no batimento cardíaco e por sua vez ele influência na ansiedade.
Tente ficar sempre atento a como você está respiração e se corrija. A forma mais indicada de respiração é a consciente, veja um exemplo:
- Respire profunda e lentamente por 4 segundos, segure o ar por 4 segundos, solte no mesmo tempo e segure a respiração por mais 4 segundos, reinicie o ciclo.
Não será fácil no começo, mas como tudo na vida é uma questão de prática, com o tempo tende a se tornar mais automático.
#3 CUIDE BEM DO SEU MOMENTO ANTES DE DORMIR
Já ouviu falar que um bom dia na verdade começa na hora de dormir? Essa afirmação é real, tudo em nosso dia define a manhã seguinte, por isso muitos médicos dizem que o melhor remédio para quase todos os sintomas da ansiedade é uma noite bem dormida. Mas nem sempre isso é possível, quando uma pessoa ansiosa se deita os pensamentos começam a fluir com maior rapidez, porque o corpo está tentando descansar.
Busque tirar trinta minutos antes de dormir para praticar atividade relaxantes, como tomar um banho quente, ler um livro, meditar ou simplesmente tomar uma bebida quente a luz de velas. Todas essas opções são ótimas para aliviar o corpo e a mente, descansar os olhos e nos desbotar dos pensamentos excessivos.
#4 TOME UM CHÁ
Como já sabemos as plantas tem propriedades medicinais e energéticas, nessa hora se fazem ótimas auxiliadoras no processo de cura de qualquer doença, aliviando sintomas e movimentando as energias no campo vibracional. Algumas plantas são indicadas para o uso interno como os chás, outras para usos externos através de óleos essenciais para massagem.
Vou deixar para vocês um composto fitoenergético para a ansiedade e mais algumas ervas que podem ajudar.
Faça uma infusão (normal ou fria) com erva-doce, pariparoba, tansagem, ipê-roxo e capim-cidreira. Tome por 21 dias, 2 vezes ao dia, com um intervalo de no mínimo 4 horas entre as aplicações.
E para variar você pode tomar chás de camomila, capim-limão, maracujá e valeriana.
Você pode usar uma ou todas as dicas para te ajudar a tratar o que chamam de "o mal do século", o que realmente importa é a busca por uma vida mais leve e saudável.
Bênçãos Verdes!
Apesar de estar distante desse tema, não pude evitar ouvir falar dele. Seu post realmente me ajudou muito. Eu estava sem energia e sem vontade de fazer nada, mas suas palavras me deram um novo propósito. Além disso, agora vejo que é possível ganhar dinheiro para viver. Muito obrigado!