Alecrim é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-o como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar. Arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentado enquanto a superior é verde brilhante. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquênio. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.
Nome científico: Rosmarinus officinalis Caráter energético: Condutor Chacras em que atua: Todos Polaridade Yin/Yang: Yang Planeta: Sol Elemento: Fogo
Função Fitoterápica: Antibiótico, anti-inflamatório, digestivo (hepatoprotetor, colerético), anti-espasmódico, anti-oxidante (retarda o envelhecimento celular), estimulante, reduz a permeabilidade capilar, diurético, mucolítico (expectorante), antiparasitário, rubefaciente (aumenta a circulação local) para uso tópico;
Restrições quanto ao uso da Fitoterapia: Em doses muito elevadas podem causar nefrite e gastrite. Contraindicado na diabetes, hipertensão alta, na gestação, em portadores de hipertrofia de próstata e em doenças inflamatórias da pele.
Função na Terapia Enérgica: Acessa os registros Akhásicos, trabalha traumas, medos e outros aspectos negativos registrados no ser. Gera vontade de mudar, de conhecer o novo, incentiva a pessoa a ter sabedoria para viver e amar.
Propriedades dentro da MAGIA: Utilizado para banhos de proteção e de combate a negatividade, atua também como energizador, elevando a energia daquele que usa as propriedades dessa erva.
Bençãos Verdes!

Olá, acredito que a correspondência planetária seja Mercúrio e o elemento ar pois esse é o elemento que tem maior ligação com os poderes da mente... qual referência vc utilizou?
Gratidão
Olá Marryeth, tudo bem?
Como é sabido muitas correspondências variam de sistema para sistema, como na Umbanda, candomblé, hoodoo, terapia herbal, Wicca e sendo assim, existem inúmeras tabelas de referências sobre ervas e como não confio em tabelas prontas as minhas referências são embasadas num estudo que junta ciência e energia, ou seja, utilizo muitas referencias da própria botânica.
Descrição de uma planta solar:
Plantas Solares: são de altura média com flores geralmente amarelas com frutos bons de sabor agridoce. Movimentam-se na direção do Sol ou tem a figura deste em suas flores, folhas ou frutos. Algumas permanecem sempre verdes e são muito aromáticas. Tem grandes poderes mágicos e curativos. São usadas por suas virtudes de adivinhação, medicinais e contra “maus espíritos”. A maioria das plantas medicinais são solares.
Espero ter conseguido te responder e esclarecer,
Bênçãos Verdes!
Com licença. Estou em busca de aprender...espero encontrar aqui tijolinhos para minha construção interna...obrigada