Quem me conhece pessoalmente sabe que a pouco mais de um mês fui pai novamente. E toda pessoa que já teve filhos sabe o quanto a chegada de um bebê altera sua rotina. Seus horários mudam, seus costumes mudam, tudo muda. E uma das grandes mudanças que vi na minha vida foi a mudança dos meus ritos magísticos.
Não sei como é a vivencia mágica da pessoa que está lendo esse texto. Mas a minha é cheia de pequenos ritos diários que devem ser mantidos com disciplina militar. Meditações, banimentos, visualizações... São coisas que eu preciso exercitar diariamente e, bem, quando o bebê chegou conseguiu bagunçar com minha rotina mágica de forma total. Um rito em específico foi seriamente afetado - o Banimento.
Desde o Ritual Menor do Pentagrama (RMP) da Golden Dawn, passando pelo Vou Banindo dos Wiccanianos até o Ritual Gnóstico do Pentagrama (RGP) da IOT, todos sofrem da mesma característica - são especialmente ruidosos. O Vou Banindo é uma das músicas mais conhecidas dos praticantes de Wicca brasileiros e é conhecida por sua batida de tambor bem alta e pelo canto em alto tom. O RMP e o RGP são conhecidos por suas vocalizações especialmente prolongada, como se pode ver abaixo :
Ritual Menor do Pentagrama - The Hermetic Order of Golden Dawn by David Griffin
Ritual Gnóstico do Pentagrama - Lucifereus (perdoem o início do áudio, mas foi o melhor vídeo que achei)
Agora imaginem sua casa com o bebê recém-nascido, acabando de ir dormir, quando de repente você manda um AAAAAAAATAAAAAAAHHHHHH!!!! Vai por mim, na mesma hora o bebê vai fazer a vocalização dele e você não terá mais paz. Isso quando sua casa não está cheia de visitas que não vão embora e, ou você está morrendo de sono e quer logo dormir; ou você precisa ir trabalhar (meu caso) e não sobra mais tempo para fazer seu rito.
E aí, o que você faz?
A Solução - o Ritual Gnóstico do Pentagrama em Libras
Eu estava buscando essa resposta já havia algum tempo. De começo eu apenas mentalizava o rito, se emitir sons, mas eu sentia que estava perdendo algo. Era como se meu rito não estivesse completo. Foi quando assistindo The Magicians e o uso dos Poppers (na série esse é o nome dos movimentos mágicos que ele fazem com as mãos) eu pensei que poderia substituir as vocalizações por gestos. Para daí idealizar o rito em libras foi um pulo. Agora apresento o rito para vocês
Procedimento do Ritual
1) De pé, para qualquer direção que prefira.
2) Inspire profundamente. Toque com a mão esquerda a testa, com o punho fechado e o dedo mínimo erguido. Exale lentamente, vibrando sua respiração e mentalizando a vogal "I", enquanto visualiza uma energia radiante na região da cabeça.
3) Desça a mão até a garganta e inspire profundamente.
Mantenha a palma da mão esticada, mas contraia os dedos como se imitasse a pata de um gato com garras contraídas. Exale lentamente, vibrando sua respiração e mentalizando a vogal "E", enquanto visualiza uma energia radiante na região da garganta.
4) Desça a mão até o tórax e inspire profundamente. Feche novamente o punho e estenda apenas o polegar. Exale lentamente, vibrando sua respiração e mentalizando a vogal "A", enquanto visualiza uma energia radiante na região do coração e dos pulmões, que se espalha para os membros.
5) Desça a mão até o estômago e inspire profundamente. Toque o dedo médio com o polegar e curve os dedos como se formasse uma bola nas mãos, com os dedos juntos e sem tocar as palma. Exale lentamente, vibrando sua respiração e mentalizando a vogal "O", enquanto visualiza uma energia radiante na região da barriga.
6) Desça a mão até seu genital e inspire profundamente. Estenda os dedos indicador e mínimo e segure os outros com o polegar e mantenha a palma da mão esticada e voltada para fora. Exale lentamente, vibrando sua respiração e mentalizando a vogal "U", enquanto visualiza uma energia radiante na região entre a genitália e o ânus.
7) Repita o 6). Então o 5), 4), 3), 2), repetindo de trás para frente, até chegar à cabeça.
8) Inspire profundamente. Exale lentamente, repetindo os gestos
IEAOU, enquanto desenha o pentagrama no ar, com o braço esquerdo, ou faça os gestos diante dos olhos com a mão direita enquanto desenha no ar o pentagrama com a mão esquerda. O pentagrama deve ser visualizado com muita nitidez.
9) Vire para o próximo quadrante e repita o 8), então, desenhe os pentagramas restantes com os gestos e as visualizações, até chegar ao ponto de partida.
10) Repita os números 2) até o 7), inclusive.
Procedimento Detalhado
Para evitar a permanência de qualquer dúvida, segue abaixo o procedimento do RGP de maneira mais detalhada:
1 - Feche os olhos. Vc inspira de forma completa (movimento de abdomem para baixo, depois torax expandindo e finalmente ombros para cima).
2 - Toque com a mão esquerda a testa, com o punho fechado e o dedo mínimo erguido (vogal "I" em libras). Exale a respiração de forma que vibre todo seu corpo expelindo todo o ar dos pulmões, enquanto vê uma bola intensificando luz branca na região da cabeça.
3 - Repete a inspiração descrita no procedimento 1, enquanto desce a mão até a região da garganta.
4 - Mantenha a palma da mão esticada, mas contraia os dedos como se imitasse a pata de um gato com garras contraídas (vogal "E"). Exale a respiração de forma que vibre todo seu corpo expelindo todo o ar dos pulmões, enquanto vê uma bola intensificando luz azul na região do pescoço.
5 - Repete a inspiração descrita no procedimento 1, descendo a mão para o tórax.
6 - Feche novamente o punho e estenda apenas o polegar (vogal "A") Exale a respiração de forma que vibre todo seu corpo expelindo todo o ar dos pulmões, enquanto vê uma bola intensificando luz verde escura ou rosa na região do tórax.
7 - Repete a inspiração descrita no procedimento 1, descendo a mão até o estômago.
8 - Toque o dedo médio com o polegar e curve os dedos como se formasse uma bola nas mãos, com os dedos juntos e sem tocar as palma (vogal "O"). Exale a respiração de forma que vibre todo seu corpo expelindo todo o ar dos pulmões, enquanto vê uma bola intensificando luz laranja/pêssego na região da barriga.
9 - Repete a inspiração descrita no procedimento 1, descendo a mão até os genitais.
10 - Estenda os dedos indicador e mínimo e segure os outros com o polegar e mantenha a palma da mão esticada e voltada para fora (vogal "U", apesar de invertida). Exale a respiração de forma que vibre todo seu corpo expelindo todo o ar dos pulmões, enquanto vê uma bola intensificando luz vermelha ou chamas vermelhas na região do seu genital.
11 - Breve pausa (segundos). Parado no mesmo local. O operador aqui pode continuar com os olhos fechados ou abri-los.
12 - Inspire de forma completa (movimento de abdômen para baixo, depois tórax expandindo e finalmente ombros para cima).
13 - Estenda os dedos indicador e mínimo e segure os outros com o polegar e mantenha a palma da mão esticada e voltada para fora (vogal "U", apesar de invertida). Exale a respiração de forma que vibre todo seu corpo expelindo todo o ar dos pulmões, enquanto vê uma bola intensificando luz vermelha ou chamas vermelhas na região do seu genital.
14 - Repita o procedimento da inspiração e suba a mão para a região do abdômen.
15 - Toque o dedo médio com o polegar e curve os dedos como se formasse uma bola nas mãos, com os dedos juntos e sem tocar as palma (vogal "O"). Exale a respiração de forma que vibre todo seu corpo expelindo todo o ar dos pulmões, enquanto vê uma bola intensificando luz laranja/pêssego na região da barriga.
16 - Repete a inspiração e suba a mão para a região do tórax.
17 - Feche novamente o punho e estenda apenas o polegar (vogal "A") Exale a respiração de forma que vibre todo seu corpo expelindo todo o ar dos pulmões, enquanto vê uma bola intensificando luz verde escura ou rosa na região do tórax.
18 - Repete a inspiração, subindo a mão para a região da garganta.
19 - Mantenha a palma da mão esticada, mas contraia os dedos como se imitasse a pata de um gato com garras contraídas (vogal "E"). Exale a respiração de forma que vibre todo seu corpo expelindo todo o ar dos pulmões, enquanto vê uma bola intensificando luz azul na região do pescoço.
20 - Repete a inspiração, subindo a mão para a região da testa.
21 - Toque com a mão esquerda a testa, com o punho fechado e o dedo mínimo erguido (vogal "I" em libras). Exale a respiração de forma que vibre todo seu corpo expelindo todo o ar dos pulmões, enquanto vê uma bola intensificando luz branca na região da cabeça.
22 - Breve pausa. Forme mentalmente (tente sempre sem ânsia, uma hora vc irá conseguir) um pentagrama a sua frente. Abra os olhos caso estiverem fechados.
23 - Com a mão esquerda segurando a adaga (ou o revolvinho com os dois dedos indicador e maior esticados, a palma da mão e polegar fechados), desenhe o pentagrama e , com a mão direita diante dos olhos, simultaneamente realize os gestos referentes às vogais enquanto traça uma linha entre os pontos a seguir:
24 - O pentagrama a ser desenhado e o gesto usado em cada fase do desenho:
Desenha-se ligando os pontos com a ponta da adaga:
Ligando os pontos 1 a 2 faça o gesto de "I"
Ligando os pontos 2 a 3 faça o gesto de "E"
Ligando os pontos 3 a 4 faça o gesto de "A"
Ligando os pontos 4 a 5 faça o gesto de "O"
Ligando os pontos 5 a 6( o ponto 6 coincide com o ponto 1) faça o gesto de "U" Termine o desenho do pentagrama, tocando o seu centro (ponto7) e então gire 90 graus a esquerda (sentido contrario o do relogio ou anti-horário)
25 - Da forma descrita acima, depois do giro de 90 graus, desenhe outro pentagrama a sua frente da mesma forma. Repita o 1/4 de giro novamente. Desenhe novamente, Gire 1/4 novamente e desenhe novamente. Neste ponto você já terá desenhado os pentagramas nos 4 quadrantes. O próximo 1/4 de giro irá te deixar de frente para o primeiro pentagrama desenhado.
26 - Sinta os 4 pentagramas desenhados flutuando no ar.
27 - Repita os gestos, conforme descrito nos procedimentos de 1 a 22.
28 - Encerre sem pressa. Sente-se e respire. Anote as impressões que sentir no seu diário mágicko.
MAS POR QUE USAR?
Como citei anteriormente, às vezes você precisa realizar o rito em silêncio. Seja por ter visitas em casa. Seja por estar em um hospital público e não poder incomodar outros paciente. Seja porque precisou fazer esse rito no local de trabalho. São inúmeras possibilidades. Veja como você pode aplicar esse rito em sua rotina e bom treino.
Abraços Fraternos
Muito interessante esse ritual, muito legal mesmo. Eu tbm precisei adaptar. Eu faço os banimentos do mesmo jeito que eles são, porém com os sons apenas mentais. Se tiver palavra, som, batida, eu coordeno e sintonizo com os sons internos e ouço-os o mais alto que puder. Funciona bem.
Eu amei