De onde surgiu a ideia de criar o Sistema Specular?
A Specula surgiu dia 24 de setembro de 2016. Nesta data comemora-se o aniversário do Sistema Specular. Mas o Sistema ficou realmente completo em 10 de julho de 2020, quando coloquei o Sistema público e encomendei o meu primeiro baralho.
A princípio, eu não pensei que poderia se tornar um sistema completo. Eu aprecio muitíssimo as criações que já existem, principalmente os Quarenta Servidores. Eles sem sombras de dúvidas inspiraram a minha obra. Porém, um ingrediente faltava: o da preocupação social.
Eu não consigo e nem quero ignorar o estado do mundo. Por isso pensei num Sistema que abrangesse as questões que tanto me afligem. Uma estudante da Escola do Caos certa vez disse que para ela Magia do Caos era comida no prato dela. De fato, o modo com que a Specula apresenta a luta social alinhada com magia é um diferencial. Aqui você vai encontrar tanto os Specularis que apresentam questões individuais quanto aqueles que lutam por causas sociais.
Não seria uma contradição então você ter, por um lado, uma servidora como a Ronda que é para trazer dinheiro fácil e por outro um ser como o Faulmensi Abdano que luta contra o fascismo?
Não é uma contradição porque no Sistema Specular nós não fazemos voto de pobreza e nem sequer condenamos a riqueza. Se o Sistema perdurar após a minha morte física, ficarei feliz, porém eu estou escrevendo agora para um povo que sofre, que está nas mãos de um protótipo de fascista genocida. O povo sofre sem dinheiro, sem acesso a recursos. Se eu puder de qualquer forma auxiliar para que eles tenham não apenas um alívio financeiro, mas também uma estabilidade que lhes permita viver com dignidade, eu ficarei feliz. Não procuro ter uma biografia perfeita: eu gosto de luxos e mimos e meus Specularis refletem bastante minhas necessidades. Porém eu também quero que os estudantes passem a ter uma educação financeira de qualidade e pensem a longo prazo. Meus Seres podem ser ativados para emergências, é lógico, e muitas pessoas já demonstram que eles funcionam favorecendo até mesmo sorteios financeiros. Mas sorteios apenas não constroem uma vida e ter educação financeira é essencial.
Você então não escreve para criar uma religião para o futuro?
O futuro é uma ilusão. Aqueles que virão depois de mim talvez não entendam o buraco histórico no qual estamos vivemos no momento em que escrevo estas linhas. Pragas atrás de pragas, desiquilíbrio completo do meio ambiente e pessoas completamente despreparadas no poder. É fácil julgar um passado histórico sem fazer parte dele. Por exemplo, como podemos ter deixado o Brasil chegar onde chegou? Falar apenas em termos utópicos não traz comida para o prato de ninguém e eu já me cansei de romantizar o artista sofredor, que vive doente e sem nenhum tostão no bolso. Eu obviamente condeno o sistema em que vivo e os moldes do capitalismo, porém eu tenho que lidar com aquilo que tenho. Para saber quebrar as regras do jogo, primeiro é preciso entender muito bem como jogá-lo. Eu realmente espero infectar não apenas a Internet como também o sistema como um todo.
Você escreve a respeito de infectar lentamente a Internet e o sistema. Por que então não fez isso do Brasil junto ao seu povo? Não é fácil querer lutar uma guerra à distância?
A culpa e o autoflagelo não motivam ninguém e podem ser armadilhas perigosas ou inócuas. Continuar no país apenas me adoeceria e não poderei fazer meu trabalho como eu faço. Eu não acho que o Sistema Specular estaria vivo se eu estivesse no Brasil. Morar fora não me faz melhor ou pior que ninguém. O fato de que ainda me interesso pelo que acontece com Pindorama demonstra meu mais sincero desejo de que o país progrida.
O que é um Ser Astral?
Todo Ser Astral dentro do Sistema Specular foi criado por mim. Em primeiro lugar para me ajudar nas mais diferentes tarefas. Em segundo, eu também queria que cada Ser fosse independente, tivesse sua casa, sua família, sua história. Eu não queria criar nada que fosse simplesmente estático ou que só funcionasse com o aceno de uma varinha. Eu queria que fossem Seres astutos e livres, com história para contar. Por isso eles vivem na Colônia Astral de Liran Van Garden. Existem diferentes tipos de Seres astrais: Servidores, Formas-pensamento, Deusas, dentre outros. Mas tudo isso será explicado no livro.
O Sistema Specular é perigoso? Ele vai parasitar alguém?
Qualquer magia pode ser perigosa se for usada de forma leviana e desmedida. Magia pode ser especialmente perigosa se for usada por pessoas que não têm intenções claras e que querem apenas causar algum distúrbio. Meus Seres foram criados com a exata intenção que este livro descreve. Não há intenções escondidas ou camufladas.
Creio que muita gente se acha com uma energia maravilhosa e pronta para ser parasitada, quando na realidade a energia do ser humano comum consegue ser muito vulgar e cheia de parasitas astrais, especialmente nos tempos em que vivemos. Ainda que eu saiba as técnicas do parasitismo astral, também conhecido como vampirismo mental ou psíquico; ainda que eu saiba transmutar as energias destrutivas e indesejáveis que muitos jogam para mim, é muito melhor alimentar-me de energias mais puras como as da Natureza. É por isso que a energia primordial dos Seres Specularis vem da lua (o satélite) ou então da Natureza no geral. Definitivamente não tenho paladar para me alimentar da energia dos invejosos, visto que ela tende a ser mui amarga.
Algum Speculari vai me atacar? Eu preciso ter medo do Speculari?
Você precisa respeitar os Seres como respeitaria qualquer outro Ser. O máximo que lhe pode acontecer é o Ser se negar a atender você. Trate meus Seres com respeito e você terá respeito de volta. Querer torturar, destratar, usar e descartar meus Seres como se fossem meros objetos não é uma boa ideia. Justine é a forma astral responsável por julgar casos de maus tratos vindos de magistas. E a justiça astral funciona! Por outro lado, temer um Speculari é uma bobagem tremenda! Para acabar com tamanha tolice, eu recomendo estudar este livro com profundidade.
O termo correto ao meu referir ao Ser Astral é Specular ou Speculari?
Specular é o nome da Egrégora total e Speculari se refere a cada ser individualmente, porém não vejo problema chamar um ser de Specular.
Eu posso modificar a Egrégora ao meu gosto e atacá-la quando quiser?
Não, pois esta é uma Egrégora muito bem formada. A única pessoa capaz de acrescentar ou tirar algo dela sou eu, Lua Valentia. O que você vê aqui no livro é real, porém apenas o que está público. Há muitos outros seres vivendo na Colônia Astral de Liran Van Garden, inclusive a minha filha Visli. Seres inclusive que não foram criados por mim..., mas esta é uma história para um outro livro! Compre Via pelo Clube de Autores: https://clubedeautores.com.br/livro/via
Excelente! O livro acompanha as cartas com os seres astrais?