Artesanato é Poder!


Quando se pensa em magia é comum já imaginarmos velas, caldeirões e varinhas. Mas magia é bem mais do que isso. Quem tem algum contato com o universo pagão já deve ter ouvido a máxima de que “todo ato de amor e prazer é um ritual da deusa”. E essa atividade é, no meu entender, a maneira mais fácil de se incorporar magia na nossa rotina.

Tá, mas por quê falar em artesanato? Sou suspeita, minha atividade de prazer, é a arte e tudo que advém dela, mas claro que nem todo mundo gosta ou tem habilidade para a coisa. Verdade? Quanto a segunda afirmação, eu vou discordar e justifico logo mais, mas quanto à primeira: encare como artesanato toda atividade criativa que você possa exercer manualmente. De mudar a decoração do seu quarto até confeccionar seus próprios instrumentos mágicos.

Tudo que se refere à magia envolve (entre outras coisas), o conceito de energia, e na era digital, onde tudo é produzido em grande escala, tudo que consumimos é massificado. Falta a beleza do que é único, daquilo que foi pensado com atenção aos detalhes, da obra que foi pouco a pouco se transformando diante dos nossos olhos. Por isso, considero importante o resgate ao método “old school”, aos artefatos e criações impregnadas dos pequenos defeitos que conferem charme e exclusividade, e principalmente, impregnados pelas nossas próprias energias! Tudo que é feito pelas mãos tem mais poder. Lembrem sempre disso!

Tá, mas eu não tenho criatividade/coordenação motora/habilidade Essa é a parte que eu queria contestar porque afirmo categoricamente: tudo isso se desenvolve. Assim como tudo na magia: requer prática e dedicação. E quer saber por que vale (muito) a pena? - É terapêutico Vou usar e da minha experiência pessoal para ilustrar essa afirmação: faço tratamento psiquiátrico (com prescrição de remédios) há mais de dois anos. Terapia convencional fiz por mais de dez, mas o que me ajudou de verdade a lidar com minhas próprias emoções foi usar tudo o que me deixava confusa, carregada, ansiosa como ferramenta criativa. Os conceitos da boa e velha alquimia se aplicam aqui. TRANSFORMAR pedra em ouro. Sublimar dor através da arte. Hoje, me conheço bem melhor do que quando comecei isso tudo, e de arquivo pessoal da minha auto-superação tenho inúmeras pastas e caderninhos com desenhos e mini poesias. Aliás, já ouviu falar em arteterapia?

- É empoderador Não tem nada mais satisfatório do que ser capaz de produzir algo que supra seus próprios desejos e necessidades É ter independência. Tente subverter o olhar do consumismo padrão, onde precisamos de dinheiro para então irmos em lojas e adquirimos algo pronto, e pensar que todos os recursos necessário já estão disponíveis na natureza, basta apenas que você aprimore o olhar para percebê-los.

No meu caso, como ilustradora, tive um insight ao ler um livro maravilhoso chamado Manual Prático do Artista, de Ray Smith. Nas primeiras páginas, o livro dá todas as informações químicas dos componentes presentes em pigmentos clássicos, o que me remeteu a um artigo que eu já havia lido sobre tinturaria natural e como obter cores de frutas, flores, plantas e o que mais a imaginação permitir. Podemos pensar aqui também no primeiro arcano do tarot, O Mago, (uma das minhas cartas favoritas, by the way). Na carta, vemos uma espécie de bruxo e seus instrumentos mágicos sobre a mesa. A mensagem por trás desse arcano é sobre ter todas as ferramentas necessárias para criar algo novo, gerar transformações.

Por fim, gostaria de deixar algum material para estimular todo mundo a tirar um tempinho para si e já começar a CRIAR algo hoje. A Lia já mostrou idéias de tutoriais super legais aqui e aqui, mas eu gostaria de deixar também mais uma dica: ANOTEM as idéias de vocês! Idéias são mensagenzinhas sagradas que conseguimos captar com a nossa intuição e inteligência. Todas elas são úteis e uma hora vocês vão saber pra onde direcionar isso tudo e criar magia. Recomendação de leitura: Grande Magia - Vida Criativa Sem Medo, de Elizabeth Gilbert. O mandamento da Deusa, de Doreen Valiente: aqui TUTORIAIS: -Como fazer uma agenda artesanal + Como envelhecer folhas de papel para o seu livro das sombras -Como fazer mandala (Ojo de Dios) para decorar sua casa ou seu altar -Como fazer incenso natural com ervas aromáticas - Como fazer sal negro para banimento (dicas de uso e tutorial)

#Magia #Arte #aninha #Tutoriais #DIY #artesanato

© 2020

Arte, Magia & Liberdade 

Criado por Lua Valentia 

  • clube de autores
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • SoundCloud ícone social
  • Spotify ícone social