top of page

Simbologia alquímica


Olá filhos da magia! Vez ou outra chaga às mãos de um bruxo alguma alegoria alquímica cheia de símbolos e com gravuras estranhas que chagam a assustar. Geralmente elas representam processos alquímicos de algum tipo.

Alquimia é uma arte que combina elementos da Química, Antropologia, Filosofia, Metalurgia, Fitoterapia, matemática, magia e outros. Diz-se que quatro pontos comuns a serem alcançados antigamente na alquimia, eram a transformação de metais comuns em ouro, o elixir da longa vida (panaceia para alguns), o homúnculo, e o enriquecimento da realeza.

Sei que parece estranho, essa parte da realeza, mas espero que se lembrem de que naqueles tempos havia inquisidores, e alquimia e magia andavam lado a lado. Tudo isso poderia ser conseguido com a obtenção da “Pedra Filosofal”, Um elemento magnifico e perfeito, através do qual tudo poderia ser alcançado.

Os mesmos preceitos são utilizados na “Alquimia Interior”; O ouro poderia ser a mente refinada enquanto os outros metais graus de ignorância da mente humana... Bom, como podem ver, alquimia é assunto para encher enciclopédias inteiras, e eu vim na verdade para dar uma pequena ajuda com a descrição dos símbolos alquímicos, para ajuda-los a entender melhor as alegorias, e quem sabe usar nos seus próprios grimórios e na magia!

Alguns símbolos todos já conhecem, mas seu significado pode ser bem diferente dentro da alquimia, então é natural que cause estranhamento a alguns. Além disso, há mais dois problemas: Alguns processos possuem mais de um símbolo, então não se importem se encontrar o mesmo processo por aí com símbolos diferentes.

O segundo problema, e que a tradução dos símbolos pode conter um erro mínimo, como no caso da “vedação”, como os símbolos passaram por traduções sequenciais, às vezes um tradutor não entendia a língua que estava lendo completamente. Dou certeza de 99% das traduções, salvo o item “vedação” que pode ser “tampo de vedação” ou ainda “dispositivo de vedação” O outro item que deu problema e nem traduzi, é o “Caput Mortum”, que diferente da conjuração “Caput Mortum”, pode significar “proteger-se”, “perigo”, “restos ou escoria”, ou ainda “tintura”.

Espero que apreciem!

#Alquimia #Símbolos #Iniciantes #Bruxaria

© Copyright
bottom of page