top of page

Evocação, Psicometria e Liber MMM


Gostaria de compartilhar uma experiência sobre evocação e psicometria. Alguns anos atrás estudei sobre psicometria quando era da Ordem Rosacruz (eles a chamam de vibroturgia) e depois através de um exercício sugerido pelo Papus (no Tratado Elementar de Magia Prática). O assunto me interessou porque a impressão ruim de alguns lugares parecia atrapalhar minha atenção, me colocava em estado depressivo, assim como locais agradáveis e arejados me transmitiam euforia ou calma. A psicometria se apresentou como uma primeira explicação para esse fenômeno.

O problema é que os textos clássicos de esoterismo e magia são cheios de ameaças, e como eu era medroso, não saia da "receita de bolo" que o autor traçava — e consequentemente não avançava muito. Depois de algumas experiências criativas e personalizadas com Magia do Caos, mudei minha postura. Isso não quer dizer que não respeite mais os textos clássicos, pelo contrário, eles são grandes referências.

A técnica que desenvolvi consiste em memorizar aspectos do ambiente seguindo a sequência visão, audição, olfato, paladar, tato (que chamarei aqui de VAOPT). Depois, coleto alguma coisa do lugar. Pode ser uma pedra, um souvenir, um guardanapo de papel, enfim, qualquer coisa. Chegando em casa, pego esta coisa nas mãos e tento evocar o ambiente, associando a evocação ao objeto. Fecho os olhos e tento relembrar a sequencia VAOPT algumas vezes até que naturalmente surja também o sentimento (ou energia do lugar). Aparentemente, isto é apenas um exercício de memorização dos cinco sentidos, mas é justamente o surgimento do sentimento que transforma este exercício em uma prática de evocação simples.

Com o tempo você começa a associar e evocar ambientes e sentimentos mentalmente, então, você acrescenta sigilos ou símbolos fazendo com que sua visualização evoque uma determinada energia deliberadamente. Pegue objetos pequenos e guarde-os em uma caixa para facilitar o treinamento.

Depois de testar o método acima com alguns objetos, você pode passar para a psicometria. Como a mente estará condicionada ao exercício, você poderá entrar em algum ambiente, tocar seus objetos e seguir a sequencia VAOPT tentando primeiramente perceber estes sentidos e, com a mente calma, ficar atento aos sentimentos e imagens que surgem. Claro que isto pode evocar os sentimentos ruins que estão impregnados em alguns lugares e objetos (que podem ser chamados também de formas-pensamento), mas a prática do exercício de evocação simples pode ser o antídoto para isso. Por exemplo: imagine que você foi a um lugar agradável ou teve uma experiência boa, pegou um objeto do lugar, memorizou através do método VAOPT e lhe deu um sigilo que evoca bem-estar. Quando você for assaltado por sentimentos ruins de outro lugar (ou quando a psicometria se revelar venenosa), pode então evocar com força o sigilo que representa o sentimento de bem-estar.

Todos possuem um grau maior ou menor de psicometria. O exercícios sugeridos acima nos tornam conscientes de sentimentos que normalmente interpretamos como mau-humor ou problemas psicológicos. Essa atenção interior pode nos dar algum domínio para separar o que é uma coisa completamente nossa ou se estamos captando energias de objetos e ambientes. Além do mais, a prática nos coloca em um patamar de controle, nos permitindo perceber e evitar lugares, objetos e até pessoas nocivas (bem como transportar energias). Também podemos ter o poder de limpar lugares ou quem sabe ajudar outras pessoas. Tudo depende do grau de comprometimento com o treinamento.

A partir de agora, com as informações acima, você poderá usar a criatividade para imaginar as combinações que podem ser feitas. Você pode deliberadamente criar combinações de sigilos e servidores com os cinco sentidos e os sentimentos associados a eles.

Algumas opções possíveis são:

1. Evocação de servidores com a associação (memorização) dos cinco sentidos aliados ao sigilo 2. Memorizar visões, cheiros e gostos e "arquivá-los" em objetos para construir evocações e sigilos carregadas com estes arquivos (é quase como "guardar uma alma em um pote") 3. Criar sigilos ou visualizações carregados com sentimentos para serem evocados como defesa psíquica. 4. Evocação de defesa contra ambientes , pensamentos e pessoas desagradáveis. 5. Para anular o efeito de exercícios de psicometria que evocaram energias nocivas 6. Evocar repetidamente em um ambiente ruim para anular as formas-pensamento nocivas presentes no lugar O Liber MMM recomenda apenas o treinamento de concentração em sons com o objetivo de evocação de nomes de poder. Acrescentei então a concentração nos cinco sentidos, o treino de evocação e psicometria. Considero tudo o que eu disse como exercício básico para posteriores operações mágicas (ou um acréscimo que fiz ao Liber MMM). Evitei o uso de termos ocultistas — mas não pude evitar o termo formas-pensamento — com o objetivo de tornar o texto mais amplo. Era isso, espero ter sido útil a alguém.

© Copyright
bottom of page