Entrevista com o escultor Apolo Pagão


Talentoso como Hefesto e belo como Apolo. Conheça o trabalho de Apolo Pagão, que envia encomendas para o mundo inteiro.

Lua Valentia: Como surgiu a ideia de criar as bonecas?

Apolo Pagão: Na verdade, eu não sabia que sabia esculpir, descobri porque estava entediado no meio de alguns adultos e uma criança me deu uma massinha e me chamou pra brincar com ela, então comecei a esculpir meio que de qualquer jeito tudo o que ele pedia, e foi ficando bom! Então eu pensei, “ E se eu fizesse esculturas, será que é possível? ” Não sabia por onde começar e comprei uma massinha de modelar infantil, daí comecei passo a passo estudar e pesquisar, fui incentivado por minha companheira e por algumas pessoas e então descobri um novo talento! A ideia de fazer Deusas simplesmente nasceu junto com a escultura, sou apaixonado pela figura feminina e as Deusas, simplesmente não havia outro tema para mim que não fosse relacionado às Divindades femininas, não tenho outra inspiração ou vontade de esculpir outra coisa. A primeira Deusa completa foi uma Diana, mas a primeira venda uma placa de Hecate pelo mercado livre, eu nem acreditei! Desde então, não parei mais, comecei com estatuetas e hoje desenvolvo o estilo boneca OOAK (One Of a Kind) que são bonecas únicas feitas por artistas no mundo todo.

Lua: Como é feita a produção? De qual material elas são feitas?

Apolo: A produção é toda artesanal e eu materializo cada detalhe, basicamente são de Resina esculpidas e moldadas, elas passam por diversas etapas até chegar ao resultado final, primeiro o desmolde, preparação para pintura, pré pintura, face up , escolha da pose, escultura de roupas de detalhes, aplicação dos cabelos, confecção e aplicação de acessórios e por último um trato no cabelo , ou seja, acabo fazendo trabalho de escultor, designer, estilista, maquiador e cabeleireiro rsrsrsrsrs , mas o resultado final vale a pena.

Lua: Você enfeitiça as bonecas de alguma forma?

Apolo: Não, apesar dos meus estudos mitológicos e ter certa afinidade com as divindades pagãs eu não direciono energias intencionais para minhas Dolls, mas acredito que todo o amor empregado na confecção e o simples fato de eu pensar em cada detalhe ou correspondência de determinado Arquétipo imbui a Doll com a energia e egrégora da Deusa materializada, costumo dizer que eu materializo mas quem cria são as meus clientes que enviam a descrição, e eu apenas capto o conceito, sou apenas receptáculo para suas criações! E as vezes elas escolhem como querem ser! Um caso interessante sempre é Afrodite, sempre que eu faço essa Deusa e ela não fica muito legal ela se quebra! Já fiz várias Afrodites que nunca venderam, a última que estava parada não vendeu enquanto não fiz um “ Repaint” e melhorei o visual dela! Coloquei brincos e acessórios que ainda não tinham quando iniciei as Deusas Dolls, essa Deusa é fogo!

Lua: Quantas bonecas você já vendeu? Para quais países do mundo?

Apolo: Estatuetas e esculturas eu não tenho noção de quantas vendi ao longo desses 6 anos, muitas peças para todo o Brasil, mas a nova coleção com cabelos mais no estilo bonecas que lancei em dezembro do ano passado eu já materializei mais de 100 Deusas personalizadas, comecei a exportar conforme meu inglês melhorou em Junho desse ano e tenho clientes nos Estados unidos e Inglaterra, minhas Dolls estão começando a ganhar o mundo graças aos meu queridos clientes e fãs do Brasil.

Lua: Houve alguma boneca que você criou e não quis vender por se apegar a ela?

Apolo: Ah já, sempre acontece! Teve uma Brigit que eu quase não mandei pra cliente! Mas entendo que meu trabalho é materializar as Deusas e não ficar com elas, como disse antes sou apenas instrumento para as criações dos clientes, elas não se materializam para ficar comigo, elas querem estar nos altares por todo o mundo agora, com seus cabelos lisos, roupas extravagantes, maquiagem carregadas, tem muito da mulher moderna na minha obra!!! Rsrsrs As Deusas têm que brilhar!!!!

Lua: Teve algum pedido muito inusitado ou difícil?

Apolo: Os maiores desafios são as Deusas Híbridas, metade animal e metade mulher , Bast, Seckhmet, Selket, Sereias ou Centauros, teve uma cliente que queria uma Hecate com seu rosto, mas eu não faço esculturas de retrato, já me pediram Deusas baseadas em heróis de videogame como uma Deusa chamada Neith, já me pediram Hades e Poseidon com rosto e cabelo de animes como nos cavaleiros do Zodíaco. Mas o mais estranho foi um cliente que me perguntou se eu poderia esculpir qualquer imagem que ele me enviasse, quando eu disse que precisava ver ele enviou uma foto de seu “falo”! Ele estava de sacanagem e desrespeito, expliquei a seriedade do meu trabalho artístico, e disse a ele que se ele quer uma imagem de seu pênis em tamanho real, que procurasse aqueles artesões que desenham no grão de arroz! Kkkkkk

Lua: Qual é a faixa de preço delas?

Apolo: Os valores são simbólicos, elas valem muito mais do que eu cobro, mas para que todas as pessoas possam ter suas Deusas materializadas eu faço estatuetas simples com cabelos de cerâmica por 80 reais, tenho as Deusas Dolls com cabelos de 100 reais e as Deusas Dolls com roupas de tecido, vestidos feitos pelo Atelier Astarty Effen, é a grife das Deusas de Apollo Paganus.

Lua: Como as pessoas fazem para encomendar? Como elas podem entrar em contato com você?

Apolo: Para encomendar é muito simples, através da página www.apollopaganus.loja2.com.br tenho modelos prontos para encomenda, através do FaceBook ou pelo whatsapp 11 9845-10810. O cliente envia uma descrição, desenho ou imagem para servir de inspiração, lembrando que não faço cópias. Eu costumo dizer que todas as Deusas estão aqui, porque eu posso materializar qualquer Deusa que você sonhar por um preço muito acessível para esculturas exclusivas!

#Entrevista #Esculturas

© 2020

Arte, Magia & Liberdade 

Criado por Lua Valentia 

  • clube de autores
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • SoundCloud ícone social
  • Spotify ícone social