Caos Cognitivo


Há algum tempo eu pretendia criar um novo trailer para meu canal. Depois de uma semana atarefada com trabalho e estudos, utilizei a calmaria da madrugada para escrever o roteiro de um novo vídeo. Imaginei que escreveria páginas e páginas que renderiam ao menos cinco minutos de vídeo. Contudo, percebi que precisava de uma introdução impactante e chamativa.

Coloquei em replay uma música que me inspirasse a escrever sobre o Caos - utilizei a mesma música no trailer. Depois de dez minutos, terminei de escrever algumas linhas, tão poderosas, tão impactantes, que me convenceram de que não precisaria acrescentar nenhuma vírgula.

Meu processo criativo tende a ser muito disciplinado, quase matematicamente planejado. Possuo fórmulas para escrever roteiros com estruturas sempre muito similares. Contudo, para esse vídeo, permiti-me recorrer a um processo que raramente lanço mão na hora da escrever: conectei-me com o Caos Cognitivo.

Funciona como uma Musa artificial. Assemelha-se ao processos descritos por Carl Gustav Jung em seu artigo Individuação: A Função do Inconsciente. Jung descreve processos terapêuticos por meio dos quais podemos transmitir o que está guardado no inconsciente. Jung cita práticas como o desenho, a pintura, a dança e até mesmo a escrita livre (onde escreve-se tudo o que pensa) como uma forma de transpor o inconsciente para uma representação palpável, concreta.

O método do Caos Cognitivo consiste em buscar alguma pergunta, alguma questão inextinguível, algum paradoxo mal resolvido e focar sua atenção nisso. O esforço cognitivo, a frustração, a agonia da pergunta cuja resposta não podemos encontrar, pode ser utilizado para escrevermos e produzirmos. É um processo de catarse auto-induzida.

Esse é o processo de criação envolvido em meu novo trailer. Pretendo escrever mais a respeito dele no futuro. Mas por enquanto, deixo vocês com uma pergunta: Você tem perguntas que não consegue responder? Pois eu lhe afirmo que isso é ótimo! Preocupante é quem afirma ter todas as respostas.

#MagiadoCaos #Caos #Criação #Inspiração #CarlGustavJung #Jung

© 2020

Arte, Magia & Liberdade 

Criado por Lua Valentia 

  • clube de autores
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • SoundCloud ícone social
  • Spotify ícone social