Faz parte do politeísmo helênico ser contra a ciência e a medicina?


Resposta curta: não.

Resposta mais longa: não, e é realmente tão pouco helênico quanto possível.

A história da Grécia Antiga está repleta de ciência, matemática e medicina, não apenas sendo integral e respeitada pela sociedade, mas também vista como sagrada. Se a pesquisa e a ciência atuais estão fracassando, então, com certeza, reze para que Apolo Iatros e seu filho Asklepios ajudem a virar as marés, mas recorrer a eles em vez da medicina real e a ciência nunca foi vista como uma virtude. Sempre.

Nem deve ser visto como tal hoje, mas aparentemente há helenistas por aí que vêm de um fundo no cristianismo e / ou outras culturas religiosas que são totalmente diferentes e profundamente incompatíveis com o helenismo que estão profundamente confusos e pensam que existe um “ ou / ou ”isso não existe e não existia. A saber, aqueles que o colocaram no site de uma organização particular politeísta grega que, para homenagear Asklepios, você deveria “estar aberto a questionar e investigar as alegações da medicina moderna”.

O que é incrivelmente irônico para reivindicar, dado que Asklepios é um deus da medicina e dos médicos. A prática da medicina estava intimamente ligada à religião. Esta não é uma divindade nem uma fé que diria a você para evitar medicina, ciência e tudo o que possa ajudá-lo e voltar-se para os deuses. Se você estivesse morrendo de câncer e remédio não poderia ajudá-lo, isso é um outro problema. Se estivéssemos discutindo a oração além da medicina, isso seria outra coisa completamente diferente. Mas “questionar a medicina moderna” em “o espírito de Asklepios” não está nem um pouco no espírito do deus e tem um sopro de anti-vacina, também conhecido como pró-morte e indústria de caixões de bebês, sobre isso.

Dado que temos divindades profundamente ligadas à ciência, matemática e tecnologia como sendo sagradas para eles (Apolo, Asklepios e Hefaísto, para citar alguns), eu sinceramente não consigo pensar em algo mais não-helênico do que defender a oração em detrimento da medicina. "Questionar e investigar as alegações da medicina moderna" não deve ser uma coisa no helenismo, e qualquer um afirmando que isso é de alguma forma no "espírito de Asklepios" não sabe nada sobre o deus e sua história, muito menos o da história religiosa helênica. . Embora seja verdade que somos uma vasta rede de religiões versus qualquer sistema unificado de crenças unificado, a falsa dicotomia entre ciência e religião não era algo que existia para os antigos gregos, nem deveria existir para os helenistas modernos de hoje.

A ciência é sagrada; os deuses nos deram para descobrir como o universo funciona. A matemática era vista pelos antigos gregos, Pitágoras em geral, como sendo a linguagem dos deuses. E Pitágoras era um místico que estudou com padres. Nós o conhecemos hoje principalmente através do Teorema de Pitágoras, mas ele também foi um iniciado nos mistérios e toda uma escola de mistérios foi iniciada devido a ele. Ele não era incomum; a interconexão da ciência e da religião era uma coisa na Grécia antiga. Estou dolorosamente ciente do fato de que atualmente vivemos em uma cultura que codificou a religião para significar cristianismo e religiões cristãs, e que há alguns adeptos fanáticos da dita fé que levam as coisas literalmente ao ponto de negar história e ciência - e é daí que vem a maior parte do sentimento anti-religioso. Mas o cristianismo não é um modelo para a religião e não deve ser visto como tal.

Nossa religião é extremamente diferente em muitos aspectos, e essa é uma delas. Você não pode ser contra a ciência e a medicina moderna e ser um helenista. Essa mentalidade é contra tudo o que os antigos acreditavam. Qualquer grupo, organização ou tradição, alegando que você deve jogar fora a medicina moderna e fazer a oração, não é uma que você deve fazer parte para honrar os deuses gregos ou aprender sobre a religião grega.

Como já disse antes, precisamos repensar nossas atitudes sobre religião e muitas, muitas outras coisas ao entrar em uma fé tão diferente quanto o helenismo.

#ciência #Religião

© 2020

Arte, Magia & Liberdade 

Criado por Lua Valentia 

  • clube de autores
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • SoundCloud ícone social
  • Spotify ícone social