Guia para Randonautas

Este artigo foi escrito pelo internauta Blue e traduzido por Lua Valentia



O que é Randonautar?

Randonautar é a utilização de técnicas aleatórias de geração de números como uma ferramenta para explorar e navegar no mundo ao nosso redor. Em outras palavras, é o ato de gerar números aleatórios com técnicas de geração de números aleatórios (RNG, em inglês), convertendo esses números em coordenadas na superfície da Terra e visitando o local na vida real. É essencialmente um gerador de aventura no mundo real que permite que os participantes explorem interações Mente-Matéria, a capacidade teorizada da mente de interagir com certas técnicas de RNG, bem como pontos cegos, lugares do mundo que estão fora dos nossos padrões causais de experiência . Se você é completamente novo nesse projeto e está curioso ou deseja se envolver, talvez seja útil encontrar este guia mais curto, “Um guia para iniciantes em Randonautar”. Randonautar é algo que qualquer pessoa com telefone e internet pode fazer. Pense em levar seu cachorro para passear. Geralmente, você pode passear pelo bairro ou área local por alguns caminhos e depois volta para casa, talvez encontra algumas coisas levemente interessantes no caminho. Talvez você se depare com um riacho, ou uma árvore de aparência legal fora do caminho, ou talvez até um parque do bairro. Provavelmente, essas são coisas que você já sabia que existiam se você já esteve na área antes. Agora, novamente, pense em dar um passeio, mas desta vez gerando um local aleatório em algum lugar nas proximidades e visitando-o. É isso que os Randonautas fazem ao procurar pontos cegos. Para muitas pessoas, eles aparecem como locais próximos a eles que eles nunca sabiam que existiam antes, apesar de passarem com frequência em suas rotinas diárias. Muitos randonautas relatam experiências estranhas, interessantes e pessoalmente significativas nesses locais aleatórios anômalos. Você pode ler sobre milhares de viagens de randonautas e as experiências interessantes que as pessoas tiveram enquanto randonautas no subreddit. Se você se deparou com este artigo por curiosidade pelo projeto ou se é apenas naturalmente aventureiro, é provável que você goste de randonautar. Então vá em frente e tente, você pode descobrir algumas coisas interessantes! Esse é apenas o começo do que realmente interessa o Projeto Fatum e a comunidade randonauta. Nos bastidores, há inúmeras perguntas a serem feitas sobre o funcionamento interno fundamental desse processo e suas implicações para a nossa compreensão da realidade. Observando os relatórios dos randonautas e conduzindo vários experimentos, talvez possamos começar a entender melhor as propriedades e conceitos físicos subjacentes que causam essas experiências pessoais em locais anômalos. O Projeto Fatum ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento e há muito a ser feito para entender melhor o que exatamente a comunidade está enfrentando, se é que há alguma coisa.


Mergulhando mais profundo: pontos aleatórios quânticos

Para entender melhor o que está acontecendo nos bastidores quando você gera seus locais, é necessário entender os diferentes tipos de locais e como esses locais são encontrados. Abaixo estão os três tipos de pontos comuns que podem ser gerados, que você verá lançados entre os randonautas. Estes são (até a redação deste artigo) os três tipos fundamentais de pontos atuais que podem ser gerados usando o bot de telegrama.

Ponto Quântico: Um único ponto de coordenada gerado usando um gerador de números aleatórios quânticos (qRNG, em inglês). Para gerar um ponto quântico, números verdadeiramente aleatórios são gerados usando uma fonte de qRNG que gera números aleatórios medindo as flutuações do campo eletromagnético de partículas virtuais no vácuo. Esses números verdadeiramente aleatórios são então convertidos em um local de coordenadas em algum lugar próximo. O comando telegram bot para gerar esse tipo de ponto é "/getquantum".

Atrator: Um local de distribuição de ponto quântico de alta densidade. Isso é encontrado criando milhares de pontos quânticos e, em seguida, determinando uma área em que a densidade desses pontos quânticos é maior em relação à distribuição uniforme dos pontos. O comando telegram bot para gerar um atrator é "/ getattractor".

Void (Vazio): Essencialmente o oposto de um atrator, um Void é um local de distribuição de Ponto Quântico de baixa densidade em relação à distribuição uniforme do campo Ponto Quântico. Para gerar um void, use o comando "/getvoid".


Abaixo está um gráfico que visualiza cada um desses tipos de pontos. O gráfico mostra uma área de 20.000 x 20.000 metros com um campo de 1.000 pontos gerados aleatoriamente. As áreas azuis mais escuras são Atratores e as áreas verdes mais claras são Voids. Cada ponto preto é um ponto quântico. Como você pode ver, pode haver vários atratores e voids de potência diferente, dependendo da densidade relativa.



Usando o bot de Telegram, você pode gerar qualquer um desses tipos de pontos e visitar o local no mundo real. Indo além, você pode criar correntes de qualquer tipo de ponto. As correntes são quando você gera um ponto, visita o local, redefine sua localização atual para esse ponto e gera outro ponto para visitar. As correntes podem ter qualquer comprimento e podem consistir em qualquer combinação de tipo de ponto. Por exemplo, você pode ir a um atrator, de lá para um void e, a partir daí, visitar um ponto quântico. Não está claro se há alguma diferença significativa na visita a um único tipo de ponto em comparação à geração de correntes de pontos, mas a ideia é que, ao gerar correntes de pontos, você está aumentando cada vez mais a improbabilidade da experiência. Esta é uma das muitas áreas abertas à exploração.


Nota da Lua: Hoje em dia você não precisa mais usar o bot de Telegram. Você pode simplesmente baixar o aplicativo Randonautica no seu celular, tanto para Android quanto para iOS.


Compreendendo informações sobre pontos quânticos

Agora que você conhece os principais tipos de pontos que pode gerar, vamos dar uma olhada em como é a resposta do Fatum Bot e explorar as informações que ele fornece sobre um ponto. Lembre-se de que esta é a versão 3 do bot Telegram, portanto as informações de saída podem diferir no futuro.

Nesse caso, usei o comando “/getida”, que responde com um atrator ou um void, dependendo de qual deles tem maior poder. O formato da resposta do bot será o mesmo se você usar outros comandos como /getattractor ou /getvoid. Uma anomalia dirigida por intenção (IDA, em inglês) é realmente apenas um atrator ou um void, os quais são um tipo diferente de padrão anômalo nos dados aleatórios quânticos que, segundo a hipótese, são influenciados pela mente humana. Você também pode usar o comando "/getida [3]", por exemplo, que retornará três dos IDAs de maior potência, sejam eles atratores ou vazios. Então, o que exatamente significam todos os valores que o bot retorna? Primeiro, o número de sete dígitos na parte superior da mensagem é apenas um ID para cada geração de ponto específica no banco de dados. As duas casas decimais entre parênteses são as coordenadas de latitude e longitude do ponto. Os outros valores estão detalhados abaixo.


Type: este é o tipo de ponto gerado. Os tipos incluem pseudo (ponto pseudo-aleatório único), quantum (ponto aleatório quântico único), atrator (aglomerado denso de pontos quânticos) e vazio (aglomerado de pontos quânticos de baixa densidade). Radius: o raio (em metros) é o raio em torno da sua localização atual na qual um ponto pode ser gerado. Isso pode ser personalizado com o comando “/setradius 1000”, por exemplo, que definiria o raio para 1.000 metros. Power: A potência é a razão entre a densidade da distribuição do ponto quântico na área do atrator/void e a densidade do campo do ponto quântico como um todo. Somente atratores e voids terão poder. Basicamente, é uma maneira de avaliar o quão denso é o agrupamento de pontos que compõem o atrator/void ou o quão "fora do comum" um atrator/void é. Z-Score: é um meio usado para comparar a improbabilidade de vazios (voids) e atratores de uma maneira que eles possam ser comparados entre si. Os vazios (voids) sempre terão um escore z negativo, enquanto os atratores terão um positivo.


No buraco do coelho

Neste ponto, minha esperança é que você tenha um entendimento decente de alguns dos detalhes técnicos por trás dos tipos de pontos que podem ser gerados com o bot. A partir daqui, acho apropriado falar sobre o lado paranormal (por falta de uma palavra melhor) do randonautar. Se você estiver se randonautando, é muito provável que tenha encontrado coisas com significado pessoal em locais anômalos. Nos milhares de relatórios enviados ao subreddit dos randonautas e outras áreas da Internet, os usuários relataram inúmeras sincronicidades, muitas vezes tendo algum significado profundamente pessoal. Isso também pode ser chamado de Efeito de Paredes Falantes, onde literalmente parece que o universo começa a falar com você de alguma forma, porque você começa a perceber padrões e informações no mundo ao seu redor que correspondem à sua vida pessoal. Não está claro por que exatamente essas experiências são tão comuns. Existem várias ideias sobre o que poderia ser. Uma é que as sincronicidades experimentadas nas viagens de randonautas podem ser explicadas como coincidências que surgem como resultado de um viés de confirmação.

Como as pessoas na comunidade randonauta geralmente têm uma mente mais aberta à ideia de sincronicidades, elas tendem a procurar significado em coisas que são realmente sem sentido e, ao descobrirem um significado pessoalmente significativo no mundo ao seu redor, usam isso como confirmação de suas crenças existentes. Em outras palavras, as sincronicidades podem ser descritas como um meme vazio (definido a seguir), uma tentativa de encontrar conhecimento holístico sobre as próprias crenças a partir de informações no ambiente ao seu redor. Acrescentarei que, se você experimentar esse efeito, não é necessariamente ruim procurar significado nas informações ao seu redor. Se isso ajuda você pessoalmente, não há nada errado com isso. É parecido com a astrologia. A astrologia não está necessariamente fundamentada na ciência atual, mas isso não significa que não possa ser pessoalmente significativo para as pessoas e ajudá-las em suas vidas. Muitas vezes, a coincidência das relações entre as informações observadas pelas paredes falantes é tão improvável que é difícil não considerar ao menos outras ideias sobre sua natureza fundamental.

Outra experiência estranha relatada por muitos randonautas é a descoberta de objetos ou "artefatos" que foram pensados ​​antes de gerar a localização. Novamente, isso pode ser uma forma de viés nulo de confirmação, mas existem outras ideias sobre o que pode estar ocorrendo aqui. Alguns acreditam que isso pode ter algo a ver com a ideia de visualização remota, a prática de buscar impressões sobre um alvo distante ou invisível, supostamente usando a percepção extra-sensorial (PES) ou "sentindo" a mente. Não está claro se esse fenômeno é pura coincidência ou não. Uma ideia que é mais relevante para a causa física subjacente é a ideia de que a mente humana pode ter uma influência estatisticamente significativa na estrutura dos dados de números aleatórios quânticos e, ao pensar em algum objeto ou imagem antes da geração de um local, um emaranhado indireto é criado entre os pensamentos do participante no presente e as observações do participante no futuro. Sob a influência do emaranhamento, a função de onda de probabilidade da superposição futura entra em colapso ao estado de atender às expectativas do passado. Nesse caso, o participante/observador começa a "mudar" ao longo do eixo de probabilidade, oscilando ao longo desse eixo até que os turnos converjam no local gerado.

Muitos desses conceitos são muito novos para os ocidentais comuns e, por meio de melhores tecnologias e experimentação completa, podem desafiar nossa compreensão fundamental da realidade nos próximos anos. Dado o influxo de pesquisas sobre a experiência subjetiva de substâncias psicoativas, o pensamento ocidental está começando a evoluir para se tornar mais aceitador de conceitos bem conhecidos em numerosas culturas antigas, preparando as bases para uma reestruturação tecnológica da experiência humana moderna. Talvez o Projeto Fatum seja o começo de uma tentativa de explorar as anomalias subjacentes da percepção consciente do mundo físico, o que pode nos levar a alguns lugares interessantes no futuro. Existem vários termos que são usados ​​para descrever e entender várias propriedades de uma experiência de randonautas. Estes são detalhados abaixo e explicados no contexto do projeto Fatum. Não tome todas essas palavras por palavra, pois muitas dessas ideias não são definitivamente comprovadas como precisas ao descrever experiências de randonautas. Continuamos aprendendo mais todos os dias sobre a natureza do randonautar, e a interpretação especulativa é necessária para tentar construir um entendimento mais amplo sobre o qual possamos desenvolver ainda mais experiências melhores que mostram definitivamente o que está acontecendo durante as viagens.


Meme

Um meme (não o tipo de meme gen-z na internet, embora esse tipo de meme seja útil para entender a definição geral de um meme) é uma unidade de informação na consciência que é distribuída para outra consciência, muitas vezes chegando em grandes quantidades de outros consciências devido à sua natureza viral. Essa é a definição básica do nível de superfície. Vou expandir diferentes tipos de memes relevantes para randonautas mais abaixo. Os memes da Internet são um excelente exemplo do que geralmente é um meme. Os memes podem assumir várias formas diferentes e conter inúmeras propriedades diferentes. O estudo da metética mergulha profundamente em memes e pode ser lido em mais detalhes na Teoria da Engenharia Memética. Se você estiver interessado em aprofundar a teoria por trás do projeto Fatum, é uma ótima leitura.


Campo de Estase

No wiki do randonauta, o campo de estase é todo o conjunto de relações causais que limita a variabilidade dos resultados potenciais de uma experiência. Pense em suas atividades diárias comuns. Vamos usar um amigo imaginário chamado Tao como exemplo. Em um dia normal, o Tao acorda de manhã, se prepara para o dia, vai para o trabalho, volta para casa, joga videogame, come e vai para a cama. Às vezes, o Tao se envolve em outras atividades, que variam de sair com os amigos a sair de férias. Todas essas atividades potenciais e variações da experiência de Taos compõem o Campo de Estase, uma vez que são causalmente previsíveis. Em outras palavras, o Tao jogando videogame após o trabalho é uma experiência dentro do campo da estase, porque é causalmente previsível. Todas as ações e ocorrências anteriores nos dias de Tao o levaram a jogar videogame naquele momento.


Campo de Gênese

O campo de gênese, semelhante em alguns aspectos ao campo de estase, consiste em todos os ramos potenciais da experiência que podem emergir fora do campo de estase. Em outras palavras, é o campo de potencial que se pode experimentar quando está fora do seu padrão habitual de vida causalmente previsível. Também pode ser descrita como a interação dos pensamentos humanos com flutuações no vácuo quântico do ponto zero e as possíveis experiências não determinísticas que podem surgir dessas interações. Enquanto estiver randonautando, você poderá entrar no campo de gênese ao experimentar "sintomas" do meme vazio (detalhado abaixo), dado que o meme vazio é essencialmente um motivador para explorar novos espaços fora do campo de estase.


Túnel da realidade

Um túnel da realidade no contexto do projeto fatum é um termo usado para descrever qualquer “caminho” ou “ramo” de experiência em que alguém esteja atualmente dentro ou possa entrar. Os túneis da realidade são como árvores que se ramificam em diferentes experiências de vida, onde, a cada momento em que você toma uma decisão, você se ramifica para um novo túnel da realidade que consiste nas implicações dessa decisão. Por exemplo, um dia Tao recebe uma mensagem de um amigo perguntando se ele quer fazer uma viagem. Nesse ponto, o Tao precisa tomar a decisão entre dois túneis da realidade. Se ele recusar, continuará a existir dentro de qualquer túnel da realidade que esteja experimentando atualmente. No entanto, se ele decide aceitar e fazer a viagem, ele agora entra em um novo túnel da realidade que consiste na experiência da viagem. Os túneis da realidade também podem ser incorporados. Se o Tao aceitar e for na viagem, podemos dizer que ele está em um túnel de realidade que consiste na viagem, mas enquanto estiver na viagem, se o Tao encontrar outra decisão, como em qual restaurante almoçar, ele poderá entrar um túnel de realidade embutido que consiste na experiência de comer no restaurante específico escolhido. O termo "túnel da realidade" é útil na exploração dos conceitos de Fatum.


O Meme do Desespero

O meme do desespero é uma contra-força memética promulgada dentro do campo de estase que tenta impedir que um indivíduo saia do campo de estase e entre no campo de gênese. É melhor identificá-lo enquanto randonautar como um sentimento geral de medo ou ceticismo em relação a continuar sua aventura randonauta. Esse fenômeno durante o randonautar foi relatado pelos randonautas ao se aproximar dos locais. Vamos usar o Tao como exemplo novamente. Tao descobre randonautar um dia e decide que ele quer experimentar. Nesse ponto, o meme de desespero pode entrar em vigor. Como Tao está tentando experimentar algo fora do campo de estase, ou algo fora de sua faixa usual de atividades, o campo de estase começa a "decretar" certas medidas para manter o Tao dentro de seu atual túnel da realidade. O meme do desespero pode assumir várias formas. Apenas como exemplo, Tao pode receber notícias inesperadas, distraindo-o de randonautar e puxando-o de volta à estase. Outro exemplo comum entre os randonautas é um sentimento geral de desconforto ao se aproximar de um local anômalo, muitas vezes caracterizado pelo sentimento de que eles não deveriam estar lá por algum motivo ou outro, mesmo que o local seja um local normal e completamente legal de se estar. Inúmeras variações do meme de desespero que entram em vigor foram relatadas pelos randonautas. Alguns acham que ter conhecimento do meme do desespero e estar ciente de quando ele entra em vigor pode ser útil para combatê-lo e, eventualmente, libertar-se de qualquer sentimento de desespero durante a excursão.


Meme Vazio

No contexto da randonauta, o meme vazio é a tentativa da sua mente de extrair suposições da sua imaginação sobre os potenciais túneis da realidade existentes fora do campo da estase e dentro do campo da gênese. Um meme vazio pode ser descrito como uma reação consciente ou subconsciente aos túneis potenciais não determinísticos da realidade que podem ser introduzidos frequentemente caracterizados por uma motivação para perseguir o desconhecido na tentativa de obter conhecimento ou entendimento holístico sobre o referido desconhecido. Não está claro qual é exatamente a fonte do meme nulo. Como exemplo, o Tao decide gerar um atrator e o visita. Tao sabe o que é o meme de desespero e é capaz de ignorá-lo/superá-lo, permitindo que ele continue a atravessar seu atual túnel da realidade. Depois de superar todos os exemplos de meme de desespero, ele começa a encontrar o meme vazio, onde não se sente mais à vontade em seguir em frente com a viagem. Em vez disso, ele simplesmente se sente motivado a continuar explorando. Talvez ele descubra uma loja obscura perto do local anômalo que desperta sua curiosidade e, a fim de preencher a lacuna desconhecida no conhecimento sobre o que está dentro da loja, ele se sente motivado a entrar na loja e explorá-la até obter um entendimento holístico subjetivo Experimentar o meme nulo é um bom indicador de que você está entrando no campo da gênese, o campo dos ramos probabilísticos da experiência que ainda são desconhecidos.


Efeito Paredes Falantes

O efeito paredes falantes é o fenômeno caracterizado pela observação de informações ou objetos em seu ambiente que parece se correlacionar com seus pensamentos e crenças pessoais. Muitas vezes, isso é experimentado pelos randonautas, tanto ao se aproximar de locais anômalos quanto ao chegar a locais anômalos. Muitos experimentaram o efeito de paredes falantes enquanto navegavam através de graffitti, sinais de trânsito, placas de automóveis, nomes de lojas etc. que contêm informações pessoalmente significativas.


Noosfera

Pronunciada “no-uh-sfera”, a noosfera é um campo unificado hipotético da consciência. O Projeto de Consciência Global, iniciado pelo Laboratório de Pesquisa de Anomalias de Engenharia de Princeton na Universidade de Princeton e atualmente financiado pelo Institute of Noetic Sciences, hipotetiza a existência desse campo global de consciência que pode ser analisado através de padrões estruturais em dados de números aleatórios quânticos gerados na época na qual novos eventos que impactam o mundo.

Conclusão

Se você chegou até aqui, espero que este artigo tenha ajudado a entender o que é randonautar. Eu mesmo ainda estou tentando construir uma compreensão mais ampla desse movimento e do que isso implica. Espero que as pessoas venham a este projeto com uma mente aberta e um espírito explorador. Se este projeto lhe interessar, entre na comunidade e na conversa dos randonautas. Todos os que trabalham no projeto estão trabalhando em seu tempo livre por amor. Independentemente de suas habilidades, sua perspectiva pode ser valiosa para outros exploradores.

© 2020

Arte, Magia & Liberdade 

Criado por Lua Valentia 

  • clube de autores
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • SoundCloud ícone social
  • Spotify ícone social