In Shadow - Retrato da Vida


Sentir e perceber não são sinônimos. Você sente com os olhos, o nariz, os ouvidos. Sente que aquele seu amigo treme as mãos, escorre suor pela testa e até gagueja um pouco. Perceber é o esforço cognitivo em interpretar esses estímulos. Você percebe que seu amigo está nervoso com algo que precisa fazer, mas poderá compreender o motivo para tanto nervosismo?

Eu não preciso explicar nada a respeito deste vídeo - ao menos, não deveria. O circuito sentir-perceber-compreender aqui é tão ligeiro, direto, impactante; capaz de forçar sua mensagem até o mais insensível dos alienados - certo?

A animação de Lubomir Arsov lança uso de iconografias da cultura pop a fim de expor sua visão de mundo. Uma série de gravuras apresentadas num slideshow vislumbrante - ilustrações e caricaturas que deslizam em direção ao espectador. Tal composição de imagem, aliada à trilha sonora eletrônica, provoca esse efeito mesmerizante de imersão numa dimensão profunda da modernidade.

O curta combina duas das características que mais valorizo na arte: denúncia da realidade e transparência interpretativa.

Toda boa ficção nasce do desejo de superar nossa realidade. Histórias sobre fadas, magos e viagens espaciais são um maravilhoso escapismo. Contudo, entre a toca de duendes e as espaçonaves, tropeçamos em nosso próprio mundo. Nos identificamos com os conflitos vividos pelos personagens - tão humanos, mesmo quando alienígenas. Procuramos um filme, uma série ou um livro quando queremos um descanso de nossas vidas enfadonhas e, traídos, somos catapultados de volta ao repugnante do real.

A arte é um espelho para a vida - um reflexo de nossa humanidade. Um reflexo límpido, contudo, intrincado. Quanto mais se olha, mais se vê. Quanto mais tempo passamos admirando esse espelho, mais profundamente mergulhamos em nós mesmos. Tal é o efeito avassalador de uma grande obra.

Embora eu valorize a transparência, ela nem sempre é sinônimo de superficialidade. Um texto não está completo sem o leitor. Todas suas referências e experiências influenciam na interpretação e compreensão da leitura. Quanto maior sua bagagem, mais profunda será a leitura. O mesmo se dá com o vídeo. Desvendar os cenários políticos, sociais e culturais apresentados ali não é nenhum vestibular, mas a profundidade interpretativa depende da sensibilidade de cada espectador.

O que você sente é filtrado pela percepção, que influencia sua compreensão e consequente interpretação. Embora o vídeo seja um retrato do parcial sentir-perceber-compreender do artista, mergulhar na experiência do outro, nos ajuda a descobrir mais sobre nós mesmos.

Aquele seu amigo nervoso do começo do texto sou eu. De mãos suadas e garganta seca, tenho receio do que estou para lhe dizer. Eu inclino o corpo e peço que chegue mais perto - não quero ninguém escutando nossa conversa.

- Desconfie de tudo que vê, escuta e sente! Quebre o seu espelho e verá como realmente é por dentro: fragmentado, rachado, descontínuo e, ainda assim, um só.

#simbolismo #arte #deepstate #illuminati #conspiração #percepção

© 2020

Arte, Magia & Liberdade 

Criado por Lua Valentia 

  • clube de autores
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • SoundCloud ícone social
  • Spotify ícone social