top of page

O guia essencial das joias mágickas


Joias mágickas são extremamente importantes para bruxas. Elas são carregadas de simbolismo e energia. Podem ser usadas como proteção, bateria mágicka e gatilhos para certas energias específicas.

A bruxa deve investir pelo menos em 5 peças essenciais:

  1. Peça para proteção

  2. Peça para gatilho de sua egrégora favorita

  3. Peça para gatilho de sua deidade feminina favorita

  4. Peça para gatilho de sua deidade masculina favorita

  5. Peça de bateria mágicka para usar como energia (quando possível)

Peças opcionais:

  1. Peças de alianças de noivado e/ou de matrimônio

  2. Peça de formatura acadêmica

  3. Peças para seus Specularis favoritos

Agora vamos analisar com mais detalhes e exemplos:


Peça para proteção A bruxa deve escolher pelo menos uma peça que servirá como proteção. A melhor peça é aquela que rebate ou transmuta energias. Exemplos de pedras que podem ser usadas nesta peça: obsediana preta, olho de tigre, ônix, ametista e hematista. Peças para proteção são melhores usadas em colares, anéis ou pulseiras.



Peça para gatilho de sua egrégora favorita Estude quais são os símbolos da sua egrégora. Exemplo: para a Magia do Caos, o símbolo é uma estrela de 8 pontas. Exemplos de anéis da Magia do Caos:



Peça para gatilho de sua deidade feminina ou masculina favorita

Estude quais são os símbolos de sua deidade feminina para se conectar a ela da melhor forma possível.

Atualmente existem diversos sites que fazem peças já destinadas a diversas deusas, então talvez esta seja uma opção para você. Um exemplo é o site Awe.

Esta peça tem o objetivo de te conectar com sua deidade favorita, funcionando como uma aliança entre você e ela. Não é necessário que tenha o desenho desta deidade, basta que você consagre esta peça à deidade em questão. Faça um pequeno ritual para esta deidade e deixe no seu altar por algumas horas para energizar a peça. O modo com que você deve consagrar a peça depende da deidade para o qual você fará este ritual. Confira uma tabela de correspondências para entender melhor.


Peça de bateria mágicka para usar como energia (quando possível)

Todo magista deve ter pelo menos uma peça que serve como bateria mágicka. A peça que eu recomendo é diamante, pois por menor que seja, é capaz de reter muita energia. Para energizar, basta concentrar energia na peça com a sua mão dominante. Para tirar energia, basta imaginar a energia saindo da peça e entrando pelo seu pulso de sua mão secundária.


Alianças

Alianças são deveras importantes na bruxaria em geral. Não use aliança com seu namorado, pois um namoro é muito instável e este tipo de conexão deve ser feita com ponderação. Uma aliança consagrada durante um ritual de noivado ou casamento linka a energia de duas pessoas. Sem um ritual de noivado ou casamento, a energia é nula, por isso uma aliança de namoro não tem validade espiritual bem definida.

A bruxa inteligente consagra as alianças para a Terceira Mente e a utiliza como termômetro. Exemplo: se a aliança esquentar demais, pode significar que algo está errado.

Se você quer saber mais sobre alianças românticas, recomendo este texto: https://blog.reisman.com.br/como-combinar-o-anel-de-noivado-com-a-alianca-de-casamento/


Peça de formatura

A peça dependerá do seu curso. Ela representa autoridade da profissão. Deve ser usada durante o seu trabalho ou encontro formais de trabalho. Ela pode ser consagrada para a proteção do seu trabalho em geral.


Peça para os Specularis

Eu gosto muito de consagrar peças para os meus Specularis favoritos. A pulseira consagrada à Glória ajuda na comunicação. O anel da Ronda ajuda em ganhos financeiros.


Materiais


Para escolher as suas joias corretamente, primeiramente você precisa saber a respeito das diferenças entre certos materiais.

Os metais mais importantes são ouro e prata.


Ouro

Tradicionalmente, o ouro é considerado o metal perfeito e o mais precioso dos metais. O ouro simboliza a perfeição, a iluminação, o conhecimento, a nobreza, a realeza e a imortalidade. O ouro simboliza também o fogo purificador e está associado à masculinidade. Segundo a tradição grega, o ouro evoca o sol e a sua simbologia relacionada à riqueza, à fecundidade, à dominação, e ao calor, ao amor e ao dom. Para os astecas, o ouro está associado à pele nova da terra, antes mesmo dela reverdejar, no princípio da estação das chuvas. O ouro é o símbolo de renovação periódica da natureza. Na maioria das culturas, a cor simbólica do ouro é o amarelo dourado, mas para a cultura chinesa é o branco. Na Índia, diz-se que o ouro é a luz mineral e possui um caráter real e divino. Em muitas outras culturas, o ouro está também bastante associado ao divino e à nobreza, tanto que frequentemente relata-se que a carne dos deuses é feita de ouro, assim como a dos faraós Egípcios também o era. As imagens de Buda também são douradas para representar a iluminação e a perfeição absoluta, assim como o fundo de muitas imagens bizantinas também são douradas, como um reflexo da luz celeste. Via Adriano Ferreira

Invista em peças douradas se você deseja se aproximar da realeza, da imortalidade e da iluminação. O ideal é realmente investir em ouro mesmo. Mesmo sendo mais caro, são peças que duram por toda a vida.


Prata


A prata representa a Lua e é tida com um princípio feminino - lunar, passivo, branco em contraste com o ouro - solar, ativo, amarelo que é um princípio masculino. Ainda comparativamente ao ouro, a prata representa a sabedoria divina, enquanto o ouro, o amor divino para com os homens. Fogo e água são como ouro e prata. Os egípcios acreditam que os deuses têm ossos feitos de prata, enquanto a sua carne é feita de ouro. Na mitologia grega, Ártemis é a deusa da Lua, da virgindade e da caça. Irmã gêmea de Apolo, o deus do Sol, Ártemis caçava com arco arco e suas flechas eram de prata. Transparente como o cristal ou límpida como a água, a prata representa também a pureza, a franqueza, a consciência tranquila e a fidelidade. Via Adriano Ferreira

Procure escolher entre prata ou ouro como base para suas joias mágickas, caso queira que elas durem por toda a sua vida. Procure escolher os metais originais e não "folheados", pois assim você acaba investindo em peças com 100% da energia de cada um.

Você pode escolher pelo simbolismo descrito acima ou então pelo seu tom de pele.


As joias em ouro combinam melhor com peles de tom quente, dando um contraste muito bonito. Quer saber se é o seu caso? Basta observar as veias de seu pulso sob o sol: se elas forem esverdeadas e sua pele ficar dourada, ela é quente. As joias em prata combinam muito bem com peles em tom frio. Para saber se é seu caso, observe se suas veias ficam azuladas e sua pele com aparência rosada sob o sol. Via M Bastos Joias

Dica: se você não consegue definir se seu tom de pele é quente ou frio, então é porque você é mista e poderia usar os dois! ;-D


Agora vamos para as pedras principais que você pode usar com as suas joias:


Diamante

Diamante é excelente para limpeza, energização e proteção. É uma das pedras mais perfeitas e duráveis. Também é excelente como bateria mágicka. Uma pequena pedra de diamante já pode ser usada como bateria.

O diamante simboliza a verdade, a pureza, a perfeição, a dureza, a maturidade, a imortalidade, a limpeza, a energia, o sol. O nome diamante deriva do grego adamas e significa "invencível", associação feita sua durabilidade. Sua dureza incomparável torna esta pedra preciosa um símbolo apropriado para a durabilidade e constância; sua clareza está relacionada as noções de sinceridade e inocência. O diamante representa também a vida, a luz, o brilho e o sol. O diamante é igualmente símbolo do invencível poder espiritual, além de ser a pedra do compromisso entre casais, exprimindo fidelidade. A dureza do diamante, seu poder de arranhar e cortar, é enfatizada especialmente no budismo tântrico, onde o vajra (raio e diamante) é o símbolo do poder espiritual invencível e inalterável. É, de acordo com a etimologia do dordje tibetano equivalente, "a rainha das pedras". Significado Espiritual de Diamante No budismo tântrico, o diamante simboliza o invencível poder espiritual, o inalterável e o imutável. Buda aparece num trono de diamantes irradiado pela luz que emana das pedras, símbolo de força, de verdade, de perfeição. Para os budistas tibetanos, vajra ou raio de diamante é o símbolo da iluminação espiritual e da imutabilidade. Significado Místico do Diamante Nas tradições da Europa Ocidental, o diamante opera afastando os fantasmas, os maus espíritos, os pesadelos, os feiticeiros e os terrores da noite. Nesse sentido, o diamante está associado também com a luminosidade do sol, além de estar relacionado com a limpeza do ambiente e da energia. Na alquimia indiana, o diamante é considerado a pedra filosofal simbolizando a imortalidade. Muito utilizado nas meditações, acredita-se que os diamantes absorvem as emoções e limpam a alma. Durante o Renascimento, o diamante simbolizou a igualdade da alma, a integridade do caráter, a fé, a coragem, a libertação do espírito de qualquer temor. O pintor italiano Sandro Botticcelli (1445-1510), ao representar Minerva - a deusa romana das artes e da sabedoria - adorna seu vestido com um anel de diamantes, após dominar um centauro. Nesse caso, o diamante simboliza a coragem, a libertação da alma, a fé. Significado do Diamante na União Matrimonial Símbolo da perfeição, essa pedra preciosa é muito utilizada nos anéis de noivado e representa a pureza da união matrimonial, a fidelidade do casal. A durabilidade do diamante evoca a solidez de uma relação. Na França, acredita-se que o diamante simbolize a sabedoria, a inocência e a fé, além de manter a união entre os esposos, chamada portanto, de pedra da reconciliação. Via Dicionário dos Símbolos

Pérola

Pérola é excelente para servir de gatilho e conexão com energia das deusas lunares, dos mistérios femininos e do amor. Excelente para bruxas criativas.

A pérola é como "a luz intelectual no coração". A noção de uma pérola escondida em sua concha é evocada em sua simbologia porque adquiri-la requer um esforço conforme o exigido pela verdade ou pelo conhecimento. Nascida das águas ou da lua, encontrada em uma concha, a pérola representa também o princípio yin: é o símbolo essencial da feminilidade criativa. Os mitos persas associam a pérola à manifestação primordial. Em várias regiões, a ostra que contém a pérola é comparada mais imediatamente com o órgão genital feminino. A pérola nasce, segundo a lenda, por cair uma gota de orvalho na concha, e em várias culturas se sublinha essa atividade celestial relacionada ao embrião de nascimento. A pérola tem um valor simbólico particularmente rico no Irã, tanto do ponto de vista da sociologia quanto da história das religiões. De acordo com uma lenda recolhida por Saadi (poeta persa do século XIII), a pérola é considerada uma gota de chuva que cai do céu numa concha que sobe à superfície do mar e está meio aberta para recebê-la. A pérola intacta é tomada como um símbolo da virgindade nas obras folclóricas e nas literaturas persas. Ela desempenha um papel central místico ao simbolizar a sublimação dos instintos, a espiritualização da matéria, a transfiguração dos elementos. A pérola e as propriedade curativas Esse elemento possui propriedades curativas: na Índia é utilizada contra hemorragias, icterícia, loucura, envenenamento, doenças dos olhos, etc. Na Europa, foi usada na medicina para males psiquiátricos como a melancolia, a epilepsia e a demência. No Oriente, o elemento é conhecido pelas suas propriedades afrodisíacas. Na China, a medicina usava apenas a pérola virgem, não perfurada, que dizia curar todas as doenças dos olhos. É também considerada um símbolo de imortalidade no país. A medicina árabe reconhece as virtudes idênticas. A terapia indiana moderna usa pó de pérola por suas propriedades revitalizantes e afrodisíacas. As pérolas maceradas eram usadas como elixir da longa vida ou da imortalidade. O mesmo simbolismo também abrange o uso de pérolas artificiais. Entre os gregos a simbologia é é completamente distinta, por lá a pérola é considerada o símbolo do amor e do matrimônio. Via Dicionário dos Símbolos

Para que o texto não fique imenso, eu irei parar por agora. Se você quer saber mais, procure pelo significado das pedras e dos materiais. Procure sempre saber as suas medidas ideais para que a peça não fique muito apertada ou muito solta.

Se você gostou deste texto, comente e compartilhe!

2 comentarios


louise1dentamaro
louise1dentamaro
23 feb 2022

Muito interessante!🥰😊

Me gusta

Tiça Vieira
Tiça Vieira
23 feb 2022

Amei as informações ❤

Me gusta
© Copyright
bottom of page