top of page

O que é a Corrente 108

A Corrente 108 é baseada no movimento Solarpunk. É um movimento para ocultistas em que respeitamos a natureza, entendendo que não estamos separados dela, mas um com ela e se a prejudicarmos, prejudicamos a nós mesmos e nossa própria saúde e bem-estar. Acreditamos que o futuro deve ser renovável, sustentável e brilhante. Isso só pode acontecer quando a Natureza vem em primeiro lugar. Junte-se a nós enquanto damos nossos passos em direção ao futuro no movimento da Corrente 108.

Foto por Sander Weeteling


História do Movimento Solarpunk

Solarpunk foi desenvolvido como uma reação ao technopunk. Promove a energia solar ao invés da energia nuclear. Também promove outras formas de energia alternativa. Solarpunk é baseado em tecnologias limpas e sustentáveis, que são derivadas de recursos renováveis.

O termo solarpunk foi cunhado pela primeira vez por Adam Flynn em novembro de 2011, que descreve o solarpunk como uma combinação de elementos de cyberpunk e design verde. Solarpunk não é apenas um gênero estético ou literário; é também uma filosofia política.

Solarpunk é um gênero de ficção especulativa e arte inspirada em imagens de ecotopia, retrofuturismo, utopismo vitoriano e arquitetura cinética.

A antologia brasileira de Solarpunk: Histórias ecológicas e fantásticas em um mundo sustentável, foi lançada em 2012. Traz uma discussão sobre liberdade de expressão, ecologia e cultura. Esta antologia visa apresentar uma alternativa relevante e criativa ao movimento cyberpunk. Ela levanta discussões sobre as desigualdades sociais e como a sociedade pode ser melhor protegida de práticas ecológicas nocivas.

Solarpunk segue uma narrativa semelhante ao cyberpunk. Ele tem seu próprio estilo distinto, embora pegue emprestado muito do cyberpunk. Existem algumas diferenças importantes entre Solarpunk e Cyberpunk, no entanto. Por exemplo, aqueles que se identificam como solarpunks querem ser ecologicamente corretos, enquanto aqueles que estão envolvidos no cyberpunk não se importam em como impactam a natureza por meio de seu comportamento.

Solarpunk é um conceito abrangente. Ele incorpora moda, design e arquitetura. Aqueles que se identificam como solarpunks o fazem porque respeitam a natureza. O aspecto punk do solarpunk refere-se à rebelião contra um sistema que ameaça a humanidade há décadas e continua a explorar novas formas de viver em harmonia com a natureza.


História da Corrente 108

A ideia principal por trás da Corrente 108 é mostrar que há pessoas pensando no nosso Planeta Terra. A Corrente 108 foi desenvolvida no início de 2010 por tecnomagos e cientistas.

O que começou como uma ideia se transformou em um movimento para quem ama a Natureza e deseja viver na Terra por muito tempo. Este Movimento foi projetado para honrar nosso Planeta e todas as Suas criações. Acreditamos na mudança global através da cura de nós mesmos, pois somente assim podemos curar nosso planeta. É hora de começar a respeitar a vida novamente!

Trata-se de aproveitar a energia natural para curar nosso corpo, mente e alma. O objetivo é trazer mais paz às nossas vidas através da tecnologia que trabalha conosco em vez de nos controlar. É por isso que nos chamamos Technomagos. Nossa ciência tem magia dentro dela, assim como espiritualidade!

É isso que buscamos na Corrente 108. Construir junto com quem acredita em nossa causa!


Como posso fazer parte da Corrente 108?

Você pode fazer parte desse movimento educando-se primeiro sobre ecologia e sustentabilidade. Depois de aprender o suficiente, comece a aplicar seu conhecimento à sua vida cotidiana. Respeite a natureza; viva em harmonia com ela, não contra ela. Ela irá beneficiá-lo de maneiras que você não pode imaginar!

Se você não tiver certeza sobre como começar, pesquise problemas ambientais e de sustentabilidade em sua área local. O que eles estão tentando alcançar? Descubra o máximo que puder. Depois disso, faça o que estiver ao seu alcance para ajudá-los a alcançar seus objetivos. Você não precisa doar todas as suas economias ou mesmo uma quantia substancial de dinheiro. Há muitas maneiras de ajudar gratuitamente se você pensar um pouco nisso!

Por exemplo, ser voluntário em uma sociedade de conservação local ou em uma loja de caridade pode ser tão benéfico para eles quanto doar dinheiro. Você estará ajudando-os a alcançar seu objetivo e colocando em prática seu conhecimento ambiental, enquanto faz amigos e se diverte!

Depois de ajudar em sua área local, pense em como você pode espalhar seu conhecimento. Que conhecimento você aprendeu? Como você pode usá-lo para ajudar os outros a serem melhores administradores do nosso meio ambiente? Encontre maneiras criativas de compartilhar o que você aprendeu. Você pode considerar fazer um vídeo ou falar em um comício. As oportunidades são ilimitadas!


Qual é a sua pegada de carbono e por que isso importa

A Terra tem uma capacidade limitada de absorver nossas emissões de carbono, ou pelo menos o suficiente para evitar que elas aqueçam descontroladamente. A maioria das estimativas coloca esse limite tão baixo quanto 350 partes por milhão de CO2 na atmosfera da Terra, mas estamos muito além disso agora; as estimativas atuais dizem que estamos em cerca de 410 ppm e subindo. Mesmo que você não assine as previsões apocalípticas sobre mudanças climáticas descontroladas, suas ações ainda terão impacto.

A boa notícia é que é possível fazer a diferença por meio de pequenas mudanças no estilo de vida, como diminuir o termostato ou desistir da carne. Felizmente, existem maneiras mais fáceis de causar um grande impacto em sua pegada de carbono – bem como em como você se sente em relação a si mesmo e ao nosso planeta. É aí que entra a energia renovável. As fontes de energia renovável podem contribuir para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas

também contribuir para algo ainda maior: um senso de responsabilidade pelo futuro da Terra.


A mudança climática é uma realidade que não pode mais ser ignorada

Os seres humanos vêm destruindo a Mãe Natureza através de uma variedade de meios, desde práticas agrícolas ineficientes até o uso extensivo de combustíveis fósseis. Para reverter essa tendência e dar uma chance à Terra, precisamos respeitar a natureza e nos esforçar ao máximo para preservá-la. O movimento conhecido como Solarpunk foi criado na tentativa de reviver o apreço pela natureza e promover a inovação humana. Assim, Solarpunk difere do ambientalismo por enfatizar emoções positivas em vez de negativas – concentra-se em soluções em vez de problemas. Ele analisa o que os humanos podem fazer para melhorar a vida ao seu redor, em vez de lamentar o que eles fizeram para prejudicá-la.

Eu pessoalmente acredito que ao adotar os valores Solarpunk, os humanos podem fazer mudanças drásticas para melhor. Como designers e planejadores, acredito que também podemos desempenhar um grande papel na promoção desses valores entre outras pessoas que ainda não estão familiarizadas com eles. Os designers podem ajudar a lidar com as mudanças climáticas e implementar estratégias sustentáveis ​​na vida das pessoas. Existem muitos passos para alcançar a sustentabilidade, que incluem: Reduzir, Reutilizar e Reciclar; Plante árvores; Conservar Água; Desligar as luzes quando não estiver em uso; Usando luz natural em vez de luz artificial. Estas são algumas maneiras simples que podem ajudar a salvar o meio ambiente sem nem mesmo fazer muito esforço. Um caminho a seguir seria convencer as pessoas sobre os valores do Solarpunk por meio do design de materiais, como criar pôsteres ou apresentar questões ambientais usando designs gráficos.


Grandes corporações são o verdadeiro problema

As grandes corporações, como todos sabem, são organizações extremamente poderosas. Elas podem nos ajudar ou nos destruir com seus produtos e serviços. Infelizmente, a maioria delas se concentra mais em vender produtos aos consumidores do que se preocupar com como esse produto afetará as pessoas no futuro ou nosso planeta Terra. Esse tipo de pensamento levou a práticas perigosas, como trabalho infantil e corte de árvores, sem considerar suas consequências a longo prazo. Mas as grandes empresas não precisam necessariamente ser prejudiciais. Em vez de trabalhar com base no lucro, elas poderiam agir em prol do bem-estar social e considerar as necessidades humanas, além de proteger a natureza em que vivemos agora e também as gerações futuras.

Ao adotar os valores Solarpunk, você pode ajudar a reduzir nossa pegada de carbono. Se você quer ser um solarpunk ou não, não importa. O importante é que, se as pessoas ao nosso redor fizerem um esforço para reduzir sua pegada de carbono, isso terá um impacto positivo em nosso planeta e na natureza em geral. Imagine como nosso mundo seria mais limpo se todos estivessem pensando em reduzir sua pegada de carbono. As ideias que desenvolvemos hoje terão um grande impacto no amanhã, então acredito que nós, como designers, precisamos pensar mais nos efeitos a longo prazo dos produtos do que apenas nos lucros agora, porque podemos mudar nossa sociedade para melhor se as coisas começarem a acontecer hoje em termos de disponibilizar produtos e serviços sustentáveis ​​para os outros, bem como começar por você mesmo, dando pequenos passos para ser sustentável.


Exigimos plástico zero

Se você quer fazer a diferença, pare de usar plástico. Como? Entrando em contato com as empresas e pedindo que parem de embalar coisas em material não biodegradável. Deixe-os saber que seu dinheiro irá para outro lugar se eles não assumirem a responsabilidade por seus resíduos; afinal, a poluição plástica começa conosco – basta uma pessoa exigir que uma empresa mude sua embalagem para forçá-la a agir.

Mas todos nós podemos fazer outra coisa: recusar plástico. Você ficará surpreso com quantas coisas vêm em embalagens não plásticas. Da próxima vez que for fazer compras, traga suas próprias sacolas e tente evitar comprar comida embrulhada em plástico. Comece com pequenas mudanças e construa a partir daí!

Outra boa opção são as empresas de desperdício zero. O desperdício zero não é apenas um princípio – é um objetivo, e muitas empresas se inscreveram para isso. Todos os seus produtos são embalados em materiais biodegradáveis ​​ou reciclados e têm como objetivo eliminar o plástico descartável no seu dia-a-dia. Eles podem ser mais caros que alguns concorrentes, mas merecem seu apoio!

Além de comprar para empresas que se responsabilizam por seus resíduos, você também pode comprar produtos com baixo impacto na natureza, baixa pegada de carbono e zero desperdício. Desperdício zero significa nenhuma embalagem – coisas como garrafas ou recipientes! Opte por embalagens a granel em vez disso.

Outra opção é apoiar suas comunidades locais. O que queremos dizer com isso? Em vez de comprar coisas de grandes marcas, confira o mercado de agricultores locais ou feiras de artesanato. Você não apenas apoiará empregos e negócios locais, mas também saberá de onde vem sua comida e como ela foi feita!


Grandes corporações devem mudar e ser responsáveis por sua poluição, lixo e desmatamento

A Responsabilidade Social Corporativa (RSE) concentra-se no desenvolvimento de uma cultura corporativa que oferece uma conduta empresarial ética, respondendo proativamente às necessidades da sociedade e melhorando a qualidade de vida dos funcionários. As estratégias de RSE visam estimular ações que beneficiem a sociedade em geral. Incentiva as organizações a comprometerem a si mesmas e seus recursos com causas sociais além de simplesmente satisfazer os requisitos legais e maximizar a lucratividade.


Como ser mais ecológico

Quando você quer economizar dinheiro e ser mais ecológico, há algumas coisas que você pode fazer, mesmo que seja apenas por alguns dias. Aqui estão 5 dicas rápidas para fazer isso acontecer.

1) Compre seus produtos localmente. Não só o seu dinheiro ficará na sua comunidade, mas também apoiará as famílias locais e reduzirá a nossa pegada de carbono causada pelo transporte de mercadorias por longas distâncias.

2) Use itens que possam ser reutilizados em vez de jogá-los fora depois de usá-los apenas uma vez.

3) Tente lavar a roupa uma vez por semana com água fria em vez de água quente. É preciso menos energia para aquecer a água do que para aquecer toda a sua casa.

4) Saia com pessoas que te inspiram e te incentivam a fazer escolhas mais verdes.

5) Pelo menos uma vez por mês, jante em casa com amigos ou familiares em vez de comer fora em restaurantes ou lanchonetes.

Viver um estilo de vida mais verde não significa sacrificar tempo ou dinheiro, significa apenas que precisamos estar mais conscientes do que estamos fazendo e como nossas escolhas podem afetar a todos. Se você tiver alguma dica ecológica, não hesite em compartilhá-la em um comentário abaixo! :)


Como lidar com a ansiedade das mudanças climáticas

Os riscos das mudanças climáticas são certamente assustadores, mas como podemos lidar com a ansiedade das mudanças climáticas? Embora você possa estar consultando um terapeuta para lidar com sua ansiedade e estresse, algumas pessoas podem preferir encontrar uma maneira de gerenciar sua ansiedade por conta própria. Há muitos passos simples que você pode tomar para reduzir sua pressão arterial e manter-se saudável enquanto enfrenta esses tempos incertos.

Se você está sentindo uma ansiedade aguda sobre esses problemas climáticos, ou simplesmente se sente nervoso com eles, consulte um médico para obter ajuda. Além de consultar um profissional, há várias coisas que você pode fazer para reduzir seus níveis de estresse e ansiedade. A meditação e a ioga demonstraram reduzir o estresse físico e mental, enquanto o tai chi também demonstrou diminuir a ansiedade.

Você também pode querer correr ou se exercitar como meio de reduzir sua pressão arterial. O exercício naturalmente libera endorfinas em nossos cérebros que nos fazem sentir bem, então o exercício regular pode ser uma maneira eficaz de lidar com o estresse. Evitar certos alimentos também pode ser benéfico para diminuir a ansiedade; consumir muito açúcar e cafeína só aumentará seu nível de estresse, enquanto beber água suficiente o manterá hidratado. Use o bom senso para encontrar o que funciona melhor para você: não tente dietas extremas sem antes consultar seu médico – mas ter uma dieta saudável contribui para uma vida mais saudável em geral. Por fim, reservar tempo para amigos e familiares pode beneficiar não apenas a saúde, mas também a perspectiva de vida.

Considere a ansiedade das mudanças climáticas uma oportunidade de mudar sua vida para melhor. Não subestime o quanto você pode fazer para manter a calma e lidar com a ansiedade. Não importa como você decida lidar com isso, lembre-se de que as mudanças climáticas estão longe de ser inevitáveis: embora não saibamos exatamente o que nos espera ao longo do tempo à medida que continuamos lidando com o aquecimento global, podemos tentar o nosso melhor para garantir que nosso futuro gerações têm algo a herdar.


Você não vai salvar o futuro

Quando você lê, você pode pensar, eu posso salvar o futuro. Entretanto, isso não é verdade. Não há ninguém que possa salvar o futuro. O futuro depende das atividades humanas e das condições ambientais de uma forma desconhecida. Portanto, há muitas possibilidades do que acontecerá no futuro por atividades humanas ou mudanças ambientais de forma desconhecida.

Em primeiro lugar, você não pode salvar o futuro porque não é um ambientalista perfeito. Você deve estar ciente de que todos cometem erros na vida. Algumas pessoas são apanhadas por seus próprios maus hábitos quando são jovens e algumas pessoas se tornam ignorantes sobre questões ambientais por uma razão desconhecida. Então isso significa que não podemos confiar em uma pessoa assim.

Você não pode simplesmente esperar o tempo para consertar tudo. Esta afirmação não significa que alguém não deve fazer nada sobre isso. Mas você tem que pensar de forma realista, quem vai fazer o que e quando eles vão fazer. Existem muitas pessoas em nosso mundo, como 7 bilhões de população, 1 bilhão de animais e mais de 2 milhões de espécies na Terra (mesmo a ciência ainda não descobriu todas elas). Quando queremos que algo mude ou conserte, há muitas pessoas que temos que pedir ajuda porque às vezes 1 pessoa não pode resolver um problema sozinha.


Faça o seu melhor para mudar

Criar uma mudança nos modos de vida atuais, mesmo que seja pequena, pode nos fazer sentir bem. Precisamos manter nosso planeta saudável. Então, pense nas mudanças que você pode fazer e experimente-as! Dando pequenos passos, podemos desfrutar de uma vida melhor e contribuir para um mundo melhor. Conte-nos em detalhes sua ideia de mudança e como ela pode beneficiar sua comunidade ou a nossa. Se houver alguma dica ou conselho que você tenha, por favor nos conte!

Lembre-se: o primeiro passo para se tornar parte da Currente 108 é educar-se e fazer mudanças positivas. A partir daí, você poderá olhar para fora e ajudar os outros a fazerem o mesmo. Isso, afinal, é o que Solarpunk representa!


8件のコメント


Cyber Aghasus
Cyber Aghasus
2022年12月08日

Só pra me atualizar, após a leitura desse texto (já faz um tempinho) me vi utilizando energia solar em minha casa (projetos pequenos ainda, apenas para carregamento de celulares e pequenos aparelhos), forno solar (feito com uma caixa e uns espelhos, a comida fica ótima!), criando compostagem para formação de adubo para minhas plantas medicinais (pessoas da cidadezinha toda me procuram por ervas medicinais rs...), coleta seletiva (tudo o que pode ser reciclado levo a um morador de minha cidade que trabalha reciclando materiais) e praticamente aboli o uso de automóvel. Só bicicleta (com direito a dínamo para as luzes rs). Como disse antes, me identifico muito! E a leitura do livro "SolarPunk - histórias ecológicas e fantásticas em um…

いいね!

Di Giorgio Rezende
Di Giorgio Rezende
2022年9月13日

Bom dia Minha querida Lua, bom , eu já faço isso a muito tem, então já fazia parte da corrente 108 e nem sabia, kkkk, estou te acompanhando em um curso gratuito que vc disponibilizou sobre iniciantes da magia do caos, estou amando. Você é muito gentil, inteligente e tem um jeitinho fofo e simples de explicar a arte da magia, estou encantado. Gostaria de, se possível tomar um curso sobre Magia do caos intenso, e se possível também com certificado, pois terei o orgulho de emoldura-lo na parede do meu escritório. Tenho uma sogra biata/crentelha de igreja que não aceita a filha e o genro estudantes e praticantes de magia, ela vindo ver a netinha aqui em casa, eu…


いいね!

Rosana Santos
Rosana Santos
2022年9月02日

Fico muito feliz em participar dessa corrente, faço o que posso Para contribuir com essa corrente, vivo na capital do Rio de Janeiro e procuro sempre contribuir com o mínimo que posso, reciclando e ajudando a proteger a natureza até onde posso.

いいね!

Márcia Queiroz
Márcia Queiroz
2022年1月28日

Obrigada Zos por mostrar a verdade e me fazer ser responsável. 😘 Em um futuro próximo a humanidade pagará pelos próprios erros.

いいね!

Christina
Christina
2022年1月28日

Adorei !!

Fico feliz em seguir minha intuição e querer me aprofundar por aqui !

Obrigada Zos , entrei pra o coven e estudando vi que seguiam a corrente 108 e não sabia o que era a corrente 108 , fiquei muito feliz com o artigo e ver que minha intuição está certa !!!!


いいね!
© Copyright
bottom of page