Receita mágica: Bolo Nebulosa

09/09/2016

Que tal um bolo mágico de uma nebulosa? Quando você cortar o bolo, perceberá confetes brancos na massa, como um interior salpicado imitando uma galáxia estrelada... Hummm... Bolo digno dos Deuses, não é mesmo?

Esta é uma receita traduzida e adaptada de Heather Laird. Ela não é apenas uma padeira, mas sim uma artista! Ela começou o blog “Sprinkle Bakes” em 2009, já publicou alguns livros de culinária e em qualquer oportunidade atesta seu amor sobre doces. Ela também é fã do telescópio Hubble, tanto que ela se sentiu inspirada para criar um bolo de nebulosa.

 

"Antes de me apaixonar por cozinhar, eu era um aspirante a artista. Por anos eu trabalhei em galerias de arte com artistas de todos os matizes: pintores, escultores, sopradores de vidro e artistas têxteis que o amor tem traduzido para o uso de técnicas de arte em todos os tipos de doces", diz Heather.

 

Heather aproveitou a oportunidade para experimentar suas habilidades de pintura comestível  e criou uma nova receita.

 

"Eu decidi ver o quão bem a técnica de pintura se traduziria no bolo. Eu tinha testado recentemente uma receita de bolo de chocolate preto, e eu senti que seria o interior perfeito para um bolo com temática espacial".

 

Detalhes

 

Heather quis fazer um bolo de veludo preto para o interior, mas também queria tornar as coisas um pouco mais interessantes. Então adicionou 142 gramas de confete de polvilho branco à massa para imitar uma galáxia estrelada. O bolo foi bem salpicado por toda parte, mas alguns confetes não dissolveram completamente e viraram um pouco de marshmallow. Ai, gente, eu iria adorar assim mesmo, viu!

 


Para a receita de bolo, Heather fez camadas duplas de 23 centímetros. Ela usou três panelas de 16 centímetros, portanto tinha massa suficiente de sobra para 6 cupcakes. O bolo é quase completamente preto por conta própria, graças ao cacau em pó escuro, mas ela adicionou corante para torná-lo ainda mais escuro. 

 

Dicas antes de começar

 

Antes de tudo, você vai precisar para cobrir o bolo com fondant (pasta americana) preto já feito no dia anterior.  Em seu site, Heather não disse como faz fondant, então eu peguei a informação do site Receita Toda Hora: 

 

"A receita de pasta americana é usada para confeitar bolos de festa de casamento e também de aniversário. Ela forma uma camada lisa em volta do doce. O tempo de preparo é de apenas 30 minutos.

 

INGREDIENTES

1 kg de açúcar impalpável (açúcar especial encontrado em lojas de artigos de festa)
1 colher (sopa) de gelatina em pó incolor
1/2 de xícara (chá) de água gelada
1/2 xícara (chá) de glicose (à venda em lojas de artigos de festa)
2 colheres (sopa) de glicerina (a venda em lojas de artigos de festa)
1 colher (chá) de essência incolor de sua preferência

 

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela grande ponha o açúcar e faça um buraco no meio. Reserve.
Hidrate a gelatina com a água e deixe descansar por cinco minutos. Aqueça a gelatina, sem deixar ferver, e junte a glicose e a glicerina. Mexa até ficar homogêneo. Adicione a essência e despeje no açúcar.
Misture bem e trabalhe a massa com as mãos até que fique dura e elástica. Se a mistura estiver grudando nas mãos adicione mais açúcar.
Enrole como uma bola e envolva em filme plástico. Ponha dentro de um recipiente plástico bem tampado e deixe descansar por oito horas antes de usar.

 

Para fazer pasta preta ou marrom, use pasta de chocolate junto com a pasta americana. Para isto, misture com pasta americana, na proporção de 1:1 e use corante marrom ou preto, até chegar na cor desejada.

 

COMO FAZER PASTA DE CHOCOLATE PARA DECORAÇÃO

 

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado
½ copo de requeijão de água
18 g de gelatina em pó sem sabor
200g de chocolate meio amargo derretido
1 colher de chá de C.M.C (vendido em lojas de artigos para festas)
2 xícaras de chá de chocolate em pó com 32% de cacau
Açúcar de confeiteiro até dar ponto

 

MODO DE PREPARO

Coloque no liquidificador o leite condensado.
Em outra vasilha coloque a água e polvilhe a gelatina em pó sem sabor. Aqueça bem até ficar super quente e acrescente no liquidificador. Bata.
Acrescente o chocolate meio amargo derretido e o C.M.C. Bata mais um pouco.
Coloque o líquido em uma bacia, acrescente o chocolate em pó e mexa.
Dê ponto com o açúcar de confeiteiro até desgrudar levemente das mãos.
Guarde em saco plástico.
Unte a bancada com açúcar de na hora de modelar para confeitar".

 

Não se preocupe se sua pasta americana não sair perfeitamente porque a tinta vai disfarçar muitas falhas . Você vai precisar também de corante alimentício rosa, azul violeta e principalmente branco.

 

Receita do bolo de nebulosa 

 

Bolo de veludo preto
12 porções
Receita adaptado do Food.com

 

 

Para tornar as receitas de fato mágicas, é preciso colocar um intento em cada processo. Pense em amizade, por exemplo, antes de mais nada e cozinhe com muito carinho e dedicação. 

 

2 xícaras (260g) de farinha de trigo
1 1/2 xícaras (300g) de açúcar granulado
1 xícara (125g) sem açúcar cacau em pó escuro, (processo Holandês de preferência)
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2 ovos
1 copo (240 ml) de café frio
1 copo (240 ml) leitelho
1/2 xícara (120 ml) de óleo vegetal
1 a 1 1/2 colheres de chá de corante alimentar gel preto 

 

Geada do chocolate escuro
1 xícara de manteiga sem sal, derretida
1 1/3 xícaras (170g) de chocolate em pó escuro
6 xícaras (770g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
2/3 xícara (160 ml) de leite
2 colheres de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de alimentos de cor preta gel

 

Fazer os bolos: Pré-aqueça o forno a 350 graus. Você vai precisar de duas bandejas antiaderente redondas de 23 centímetros. Reserve.
Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal.

Faça um buraco no centro e despeje os ovos, café, leite e óleo. Misture os alimentos da cor preta; a massa vai ser magra. Adicione 142 gramas de confete estrelinha antes de assar (pode reduzir o tempo de assar um pouco, de modo a manter um olho sobre os bolos).
Despeje na panelas preparadas. Asse por 25 minutos para panelas redondas de 23 centímetros, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Deixe esfriar completamente.

Faça a cobertura: Em uma tigela grande, misture a manteiga derretida em conjunto e cacau. Alternadamente adicione o açúcar em pó e leite, batendo a espalhar consistência.
Adicionar uma pequena quantidade de leite adicional, se necessário. Mexer em baunilha e corante alimentar preto.

Você também vai precisar de massa americana preta para a cobertura do bolo. (Que você deve ter feito no dia anterior).  Após o bolo esfriar, coloque a massa americana. 

 

Siga as instruções conforme descrito no post para decorar como nebulosa.

 

DECORANDO O BOLO APÓS ESFRIAR 

Você também vai precisar de esponjas do mar de algum pintor e um pincel de cerdas duras.

 "Abaixo eu esbocei os passos básicos para a pintura da nebulosa sobre o fondant preto. Na minha opinião isso é fácil , e você tem apenas uma tarefa real com o processo de pintura - não pense demais a respeito!", diz Heather. 

 

 

1. Prepare a esponja do mar por imersão em água. Isto amolece a esponja e faz com que seja mais flexível. Misture um pouco de corante alimentar branco e rosa juntos e mergulhe a esponja na 'pintura'. Toque a esponja suavemente sobre o bolo de modo a que a tinta cria uma forma. Mergulhe a esponja na tinta rosa não diluída (não misturado com branco) e bata-a no centro da sombra mais clara de tinta.

 

2. Usando um dedo, suje a parte branca e pinte um pouco para criar uma aura tipo nuvem em torno do centro mais escuro. Lembre-se, nebulosas são, basicamente, as nuvens de poeira e gás. Repita este processo com outras cores ao longo de todo o bolo, mas certifique-se de deixar algumas áreas pretas.

 

3. Com um pincel de ponta fina e não diluído na cor branca alimentos gel, pinte alguns pontos brancos dentro e ao redor da nebulosa e, em seguida, borre-os um pouco para criar círculos de gás ou 'auras'. Pinte um ponto branco no centro de cada aura. 

 

4. Misture um pouco de corante branco alimentício com gotas de extrato de baunilha clara. Coloque a escova de cerdas duras com a cor branca; dobre as cerdas para trás e aperte a tinta sobre o bolo (que você pode praticar em um pedaço de fondant em primeiro lugar, se desejar). Quanto mais perto você segurar o pincel para o bolo, o menor e mais controlada das estrelas será. Segure a escova mais longe para grandes grupos aleatórios de estrelas.

 

5. Use não diluído alimentos de cor branca e com o pincel de ponta fina para pintar as estrelas brancas brilhantes sem aura.

 

6. Use um pequeno pedaço de papel vegetal com a borda mergulhados em alimentos de cor branca para criar raios da estrela. Toque na borda do papel em uma estrela branca na vertical e, em seguida, horizontalmente.

 

Enfim, seu bolo mágico estará pronto! E então? Servidos? 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Please reload