Hoodoo e Magia do Kaos

27/04/2017

 Meu nome é Leon e para uma maior ilustração do tipo de magia que pratico e estudo, digamos que sou acima de tudo caoísta/kaoísta. 
Recentemente vi um vídeo de um praticante de Hoodoo que talvez por falta de conhecimento sobre Magia do Caos, ditou as diferenças entre Magia do Caos e Hoodoo. Porém, acredito que sua explicação tenha causado mais dúvidas do que de fato iluminação. 
Eu estudo e pratico Hoodoo faz poucos anos, porém é fácil ver algumas características que são inerentes à muitas práticas mágicas e que não se excluem do Hoodoo.
Primeiramente, Hoodoo pode sim ser agregado a Magia do Caos, mas entenda que aqui não existe uma fusão de sistemas, é algo mais semelhante à um sistema engolindo o outro, posto que Magia do Caos não é meramente um sistema de magia, como é o caso do Hoodoo. 
Vamos entender o que é o Hoodoo a nível mágico. Hoodoo é acima de tudo uma tradição, um sistema mágico cultural nascido da mistura do conhecimento indo-americano, da religião voodoo africana e grimórios europeus, tudo misturado no sincretismo católico apostólico romano, embora no início possa parecer mágica caótica, hoje o Hoodoo é uma série de dogmas e métodos fixos que preservam a sua tão aclamada "tradição". Magia do Caos é completamente diferente disso; ela não possui um método correto de se trabalhar, não é uma tradição e embora tenha metodos ecléticos não é um mero sistema eclético de magia.
Foi dito que quando Hoodoo se mistura a Magia do Caos, este deixa de ser Hoodoo e se torna Magia do Caos. Concordo plenamente com isso. Isso por que naturalmente por sua natureza colossal e amorfa, o Caos engole qualquer sistema dogmático de magia. Hoodoo é naturalmente limitado por uma metodologia "correta" de fazer as coisas, Magia do Caos não tem essas amarras.
Transcrevo aqui as palavras de Phil Hine em seu "Caos Instantâneo":
"A estrutura da Magia do Caos, se isto pode ser dito, se é mesmo que possua uma, é uma não-estrutura. É veemente não-hierárquica. Magia do Caos é anárquica, mas no verdadeiro sentido da palavra é MAGIA SEM LÍDERES!"

Please reload

Please reload