Essencial da Golden Dawn - Chic Cicero e Sandra Tabatha Cicero

17/12/2017

Dentro do cenário ocultista no ocidente, existiu uma sociedade tremendamente influente conhecida como Golden Dawn. Qualquer estudante sério de ocultismo já ouviu ou vai ouvir falar sobre ela. Mas o que a torna tão especial? Bom, é o que o livro "Essencial da Golden Dawn - Chic Cicero e Sandra Tabatha Cicero" se propõe a desvendar. Não apenas por falar da Golden Dawn, mas também por dispor ao leitor um breve histórico sobre as variadas escolas esotéricas e filosóficas que influenciaram nossas tradições modernas de ocultismo, se trata de uma leitura obrigatória.

 

E, para você que ainda não leu (ou que já leu mas deseja rever de forma prática seu conteúdo), inaugura-se com esta uma série de postagens sobre este livro. Neste post iremos ver uma abordagem geral, para depois focar nos seus tópicos principais.

 

  • O livro começa relatando um pouco sobre a fundação da Golden Dawn, em 1988, por William Wynn Westcott, em Londres, sendo esta uma ordem que aborda princípios deixados por Hermes Trismegisto, conhecidos como Hermetismo, ou seja, surge como uma ordem hermética.

 

  • A Golden Dawn originou muitas práticas usadas até hoje dentro de várias tradições de magia e ocultismo, sendo as mais conhecidas o Ritual Menor do Pentagrama e o Exercício do Pilar do Meio. Se tornou muito conhecida e divulgada a partir das publicações de Israel Regardie, "The Three of Life" e "The Golden Dawn", dos quais o último possibilita qualquer um a ser um mago praticante do sistema ou tradição da Golden Dawn sem pertencer a nenhuma ordem. A partir daí, sua difusão tomou amplas proporções graças ao seu sistema lógico e coerente, possuindo uma eloquente e equilibrada estrutura de magia prática e crescimento espiritual a partir de fragmentos espalhados da Tradição Esotérica Ocidental (Hermetismo) do milênio passado.

 

 

Principais pontos abordados no livro:

 

  • História do Hermeticismo - Tradição Esotérica Ocidental;

  • História da Golden Dawn;

  • Princípios e leis da Magia;

  • Estrutura do sistema da Golden Dawn;

  • Trabalho básico ritual da Golden Dawn;

  • Principais componentes dos ensinamentos teóricos e práticos (cabala, astrologia, adivinhação, etc.);

  • Psicologia da iniciação - Efeitos espirituais, alquímicos e psicológicos da Golden Dawn e seu ethos.

 

Encerraremos este post por aqui. No próximo iremos acompanhar um breve relato sobre Hermes Trismegisto e as principais correntes esotéricas e filosóficas que influenciaram o Hermetismo da antiguidade, que mais tarde viria a ser base para o Hermeticismo moderno. Até lá!

 

 

Luís Trindade

 

Estudante de Bruxaria, Magia e Ocultismo há 15 anos, já passou por alguns covens e algumas ordens. Hoje se aprofunda um pouco mais em Bardonismo e em Thelema. Escreve também para arcanorum.com.br.

Please reload

Please reload