Alguém já parou pra pensar de verdade no que separa um trader consistente daquele que só aguenta um ciclo bom de mercado e depois some? Tipo, eu lembro de 2021, entrei forte em crypto achando que tinha descoberto o segredo da vida com uns gráficos bonitinhos e um setup que funcionou três semanas seguidas. Ganhei uma grana legal, me senti o rei do pedaço... aí veio o bear market e puff, conta zerada em poucos meses. Sobrevivi? Até que sim, mas consistência zero. O que será que falta pra virar esse jogo de verdade? Gestão emocional, rotina rígida, ou algo mais profundo que a galera não comenta?
5 Views

Cara, pra mim o pulo do gato tá mesmo em tratar isso como um processo chato e repetitivo, não como caça ao tesouro. Eu quebrei duas vezes antes de entender que não adianta ter o melhor setup do mundo se você não segue as regras nos dias ruins. Tipo, já vi muita gente falando que consistência vem de aceitar drawdowns pequenos e não tentar recuperar tudo de uma vez. Ultimamente venho usando umas ideias de estrutura mais organizada que vi por aí, inclusive nesse https://misoftware.com.br/ que tem um esquema de fases pra construir base, depois consistência e só então escala – me ajudou a parar de pular de estratégia em estratégia toda semana. No fim é isso: proteger o capital primeiro, repetir o que funciona mesmo quando o mercado tá dormindo, e esquecer o lucro rápido. É sofrido, mas é o que segura a gente no jogo por anos, não só num bull run.