top of page

Como celebrar o Natal de acordo com a Specula

Os símbolos de natal como conhecemos surgiram muito antes do cristianismo. Com influências de celebrações como Saturnália e Yule, o Natal da Specula não tem nada a ver com o nascimento de Jesus Cristo.

Dia 23 de dezembro os Specularis celebram o Natal Speculari. Este Natal corresponde ao nascimento do Círculo Speculari. Trata-se da data mais importante da Specula, pois simboliza o firmamento da egrégora pública.

Antes do Círculo, a egrégora Speculari era apenas um embrião. Após o Círculo, a egrégora se edificou e renasceu.


Advento

Dia primeiro de dezembro começamos a celebrar o calendário do Advento Speculari.

Advento significa "vir, chegar". Ou seja, é quando começamos a nos preparar para a Iniciação ou Renovação dos nossos votos.

Durante o Advento, nós montamos a nossa árvore de natal, colocamos luzes piscantes coloridas e organizamos nossa casa. Neste período é comum meditarmos a respeito do ano que tivemos e nos organizarmos para o ano que virá. Trata-se de um momento de contemplação e celebração.


Veja a seguir alguns dos principais símbolos que usamos:


Árvore de Natal

A árvore de Natal é costume que vem desde da antiguidade. É dito que muitos povos, inclusive egípcios, vikings, celtas etc, tinham o costume de colocar pinheiros dentro de casa.

Para os Specularis, a árvore verde simboliza prosperidade.

As bolas de natal podem simbolizar vários pedidos, a depender da cor:

Azul: cura e prosperidade

Verde: prosperidade

Dourado: prosperidade

Prateado: energia da lua

Rosa: amor romântico

Vermelho: amor e poder

Roxo: intuição e espiritualidade


Você pode usar bolas de natal vazias para colocar seus pedidos na árvore.

Geralmente podemos colocar a Estrela no Caos na ponta da árvore ou então uma coruja simbolizando Liran Van Garden.


Quebra-nozes

Quebra-nozes são encontrados originalmente na tradição germânica. Eles simbolizam força e poder e são usados na proteção da casa, dos habitantes dela e até mesmo de seus animais de estimação.

Como ativar os Quebra-Nozes para que eles ajudem na proteção da casa:

  1. Nomeie cada um deles

  2. Dê a eles funções específicas

  3. Consagre-os com óleo de azeite ou saliva

  4. Espalhe-os pela casa

  5. Alimente-os com velas ou doces natalinos

Guirlanda


A guirlanda é um símbolo pagão que indica harmonia: um círculo que forma o começo e o fim. Ela também traz saúde e proteção para os Specularis que a colocam na porta.


Presentes de natal

A troca de presentes surgiu durante a Saturnália, pelos romanos. Eles trocam velas, chinelos, chapéus, meias, etc. Era uma maneira de agradarem uns aos outros enquanto seus escravos estavam livres.


Yo, Aluhal!

Ao celebramos o Natal dos Specularis, nós costumamos dizer: "Yo, Aluhal!", que significa "boas festas de iniciação e de renovação dos votos com a Specula". Podemos dizer isto durante todo o mês de dezembro, assim que começa o nosso advento.


Anote na agenda

Dia 1 – Início do Calendário do Advento Speculari. Dia de colocar luzes em sua casa e de montar a árvore dos Specularis. Dia 17 - Festival das Luzes. Participantes podem falar: Festividades! ou Yo, Aluhal! enquanto se encontram. 21 de dezembro - Celebração do Solstício. Verão no Hemisfério Sul e Inverno no Hemisfério Norte. 23 de dezembro - Dia da Iniciação! 24 de dezembro - Aluhal - Dia do Grande Banquete. É o dia no qual pessoas trocam presentes entre si. 25 de dezembro - Dia de abrir presentes.

31 de dezembro - Último dia do ano. Festival do Ano novo. Data retirada para preparar metas para o novo ano que se inicia. Nautas se vestem com as cores que querem atrair para o próximo ano e fazem simpatias para conseguirem o que desejam.


© Copyright
bottom of page