top of page

Como celebrar o Natal de acordo com a Specula

Os símbolos de natal como conhecemos surgiram muito antes do cristianismo. Com influências de celebrações como Saturnália e Yule, o Natal da Specula não tem nada a ver com o nascimento de Jesus Cristo.

Dia 23 de dezembro os Specularis celebram o Natal Speculari. Este Natal corresponde ao nascimento do Círculo Speculari. Trata-se da data mais importante da Specula, pois simboliza o firmamento da egrégora pública.

Antes do Círculo, a egrégora Speculari era apenas um embrião. Após o Círculo, a egrégora se edificou e renasceu.


Advento

Dia primeiro de dezembro começamos a celebrar o calendário do Advento Speculari.

Advento significa "vir, chegar". Ou seja, é quando começamos a nos preparar para a Iniciação ou Renovação dos nossos votos.

Durante o Advento, nós montamos a nossa árvore de natal, colocamos luzes piscantes coloridas e organizamos nossa casa. Neste período é comum meditarmos a respeito do ano que tivemos e nos organizarmos para o ano que virá. Trata-se de um momento de contemplação e celebração.


Veja a seguir alguns dos principais símbolos que usamos:


Árvore de Natal

A árvore de Natal é costume que vem desde da antiguidade. É dito que muitos povos, inclusive egípcios, vikings, celtas etc, tinham o costume de colocar pinheiros dentro de casa.

Para os Specularis, a árvore verde simboliza prosperidade.

As bolas de natal podem simbolizar vários pedidos, a depender da cor:

Azul: cura e prosperidade

Verde: prosperidade

Dourado: prosperidade

Prateado: energia da lua

Rosa: amor romântico

Vermelho: amor e poder

Roxo: intuição e espiritualidade


Você pode usar bolas de natal vazias para colocar seus pedidos na árvore.

Geralmente podemos colocar a Estrela no Caos na ponta da árvore ou então uma coruja simbolizando Liran Van Garden.


Quebra-nozes

Quebra-nozes são encontrados originalmente na tradição germânica. Eles simbolizam força e poder e são usados na proteção da casa, dos habitantes dela e até mesmo de seus animais de estimação.

Como ativar os Quebra-Nozes para que eles ajudem na proteção da casa:

  1. Nomeie cada um deles

  2. Dê a eles funções específicas

  3. Consagre-os com óleo de azeite ou saliva

  4. Espalhe-os pela casa

  5. Alimente-os com velas ou doces natalinos

Guirlanda


A guirlanda é um símbolo pagão que indica harmonia: um círculo que forma o começo e o fim. Ela também traz saúde e proteção para os Specularis que a colocam na porta.


Presentes de natal

A troca de presentes surgiu durante a Saturnália, pelos romanos. Eles trocam velas, chinelos, chapéus, meias, etc. Era uma maneira de agradarem uns aos outros enquanto seus escravos estavam livres.


Yo, Aluhal!

Ao celebramos o Natal dos Specularis, nós costumamos dizer: "Yo, Aluhal!", que significa "boas festas de iniciação e de renovação dos votos com a Specula". Podemos dizer isto durante todo o mês de dezembro, assim que começa o nosso advento.


Anote na agenda

Dia 1 – Início do Calendário do Advento Speculari. Dia de colocar luzes em sua casa e de montar a árvore dos Specularis. Dia 17 - Festival das Luzes. Participantes podem falar: Festividades! ou Yo, Aluhal! enquanto se encontram. 21 de dezembro - Celebração do Solstício. Verão no Hemisfério Sul e Inverno no Hemisfério Norte. 23 de dezembro - Dia da Iniciação! 24 de dezembro - Aluhal - Dia do Grande Banquete. É o dia no qual pessoas trocam presentes entre si. 25 de dezembro - Dia de abrir presentes.

31 de dezembro - Último dia do ano. Festival do Ano novo. Data retirada para preparar metas para o novo ano que se inicia. Nautas se vestem com as cores que querem atrair para o próximo ano e fazem simpatias para conseguirem o que desejam.


4 Comments


Escarlate
Escarlate
Dec 13, 2022

Yo, Aluhal!

Like

Cyber Aghasus
Cyber Aghasus
Dec 07, 2022

Yo, Aluhal!

Like

Márcia Queiroz
Márcia Queiroz
Dec 05, 2022

Muitíssimo obrigada pelo esplêndido texto!

Like
Lua Valentia
Lua Valentia
Dec 06, 2022
Replying to

Fico feliz que tenha gostado!

Like
© Copyright
bottom of page