top of page

O Sistema Specular para iniciantes

Atualizado: 22 de fev. de 2022

O Sistema Specular é uma tradição oculta que se concentra no uso da energia mágicka para criar mudanças em sua própria vida e no mundo ao seu redor de acordo com sua própria Vontade. Ele se baseia em conceitos da Teoria do Caos, Bruxaria e Pós-modernismo para fazê-lo. Se você está curioso sobre o que se trata, este guia irá ajudá-lo a começar com o Sistema Specular em seu caminho para descobrir mais sobre sua magia e você mesmo!

O que é o Sistema Specular?

O Sistema Specular é uma concepção de ocultismo prático do século 21, desenvolvida no Brasil durante a década de 2010 pela ocultista Lua Valentia. Ele se baseia em muitas correntes mais antigas, incluindo Magia do Caos, Hermetismo, Thelema etc. É altamente influenciado pelos Quarenta Servidores, de Tommie Kelly.

O Sistema Specular visa criar mudanças em conformidade com a Vontade. Os Specularis acreditam que a mudança ocorre naturalmente de acordo com a Vontade; cabe a nós nos alinharmos corretamente com seu fluxo.

Como acima, assim abaixo – não podemos mudar nossa realidade sem mudar a nós mesmos. Nada acontece a menos que primeiro em um sonho – os sonhos moldam a realidade tanto quanto as ações. Para controlar nosso futuro, devemos primeiro controlar nossos pensamentos – controlando assim o que experimentamos na vida desperta (o que os ocultistas chamam de consciência). Segue-se que nada acontece sem intenção por trás disso; eventos ocorrem porque alguém ou algo quer que eles aconteçam, mesmo que inconscientemente.

O texto central do Sistema Specular é o livro Via de Valentia (publicado como parte de uma série V.V.V.V.V.). Outras obras importantes incluem os livros Oneiroi, Ronda, LiberFem etc. Cada um tem sua própria abordagem do Sistema Specular: alguns são teóricos e filosóficos, outros ensinam técnicas práticas como projeção astral ou sonhos lúcidos.


A série V.V.V.V.V.

V.V.V.V.V. é composto pelos seguintes livros escritos por Lua Valentia: Vero, Via, Vox, Vida e Valentia. V.V.V.V.V. é uma referência ao lema pessoal do ocultista Aleister Crowley: "Vi veri veniversum vivus vici", que significa "Pelo poder da Verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o Universo".

Na ficção, o lema foi mencionado pela primeira vez no romance Faust (1980), de Robert Nye. Ele também aparece na graphic novel de Alan Moore V de Vingança.


Os conceitos básicos do Sistema Specular

Specula é uma egrégora tecnomágica que busca criar e desenvolver arte, magia e liberdade. Specula foi criado pela primeira vez em setembro de 2016 para o público brasileiro. A egrégora tem milhares de seres astrais que são chamados de Specularis. Alguns desses seres são públicos. A egrégora também tem uma cidade astral, que se chama Liran Van Garden. Os seres astrais descansam em Liran quando não estão trabalhando. O ser astral mais famoso é Ronda, que atrai prosperidade. Cada Speculari tem um sigilo, que é um símbolo mágico que os representa. Eles também têm um mantra. Todo Speculari tem uma função astral bem definida. Verifique as funções do Specularis para ver qual é a mais adequada para você. Cada Speculari também possui uma tabela de correspondência exclusiva. Você pode consultar esta tabela no site Specula ou no livro Via, que é o Grimório dos Specularis. O livro está sendo traduzido para o inglês. Antes de invocar um Speculari, faça um banimento. O banimento, quando feito corretamente, garante que nenhuma energia indesejada faça parte do processo. Também recomendamos que você execute um banimento ao final de cada processo. O recomendado é o Banimento da Caosfera, mas você pode escolher o que preferir e também criar o seu próprio. Recomendamos também que você conheça o Protocolo de Proteção e Segurança da Specula para que não tenha problemas durante sua viagem.


O Sistema Specular é uma âncora

O Sistema Specular é uma âncora dentro do meta-sistema da Magia do Caos; o que significa que você pode escolher aleatoriamente suas crenças, experimentar a magia como quiser e depois retornar com segurança para sua casa: a Specula. Não há maneiras certas ou erradas de ver as coisas, desde que isto funcione para você. Se uma coisa mudar muito de seu significado original, corrigiremos essa crença usando nosso método de “que diabos?”, com patente pendente. Se algo parar de funcionar (ou não funcionar), vamos alterá-lo de acordo até que funcione novamente. Nós encorajamos você a fazer perguntas! Pergunte a si mesmo e se você pudesse ser qualquer coisa? E se tudo fosse possível? Saia da sua zona de conforto, mas depois retorne ao Specula com mais conhecimento para compartilhar.


O caminho para se tornar um Speculari

Cada Speculari acredita na liberdade pessoal e na autopropriedade. A única pessoa que pode realmente mudar você é você mesmo. Através do estudo, da autocompreensão e do crescimento pessoal, avançamos na vida sentindo-nos mais realizados do que antes. Em seu caminho para se tornar um Speculari, você precisa perceber que sua vida não pertence a ninguém além de você mesmo – nenhuma força externa tem controle sobre suas ações ou emoções. Faça o que quiser com confiança e liberdade.

Agora que você decidiu aprender o Sistema Specular, é hora de começar sua jornada. Você primeiro precisará definir uma meta e analisar sua situação atual objetivamente. Por enquanto, reserve um tempo para pensar sobre o que você quer na vida. Se você está procurando o sucesso, concentre-se nisso, mantendo a mente aberta ao decidir quais aulas ou livros seriam mais adequados às suas necessidades como um Speculari.


O Treinamento Speculari

O treinamento do Speculari começa no dia 23 de janeiro e termina no dia 23 de dezembro. De janeiro a julho, o mago deve praticar o Liber MMM como escrito por Peter Carroll. De maio a julho, o mágico também precisa terminar os 40 dias de Caos Quadragésima: Um Desafio de 40 dias criado por Tommie Kelly. O mago deve seguir o Protocolo de Segurança e Proteção e precisa ativar o circuito da Autoestima toda semana.

A segunda fase da formação centra-se na apresentação a cada um dos Specularis, como está escrito na Via de Valentia.


A disciplina é a sua melhor professora

Ser bom em autopromoção nunca o ajudará a construir algo de valor duradouro – apenas o trabalho duro lhe dará isso. Você precisa de disciplina para construir um negócio ou até mesmo moldar seu corpo em algo bonito e funcional. A disciplina torna você capaz de progredir de forma constante, apesar dos contratempos, medo ou qualquer adversidade. Você descobrirá rapidamente quais partes de si mesmo merecem mais foco e quais devem ser deixadas em paz.


Corrente 108: A importância da Natureza

A Corrente 108 é um movimento de ocultistas que amam a vida. É baseado em Solarpunk e seus dois aspectos de sustentabilidade e inclusão. Acreditamos que a Natureza tem o direito de prosperar. Nossa prática inclui magia solar, feitiçaria e magia de cura, bem como muitos outros sabores de espiritualidade/religião que adicionam cor às nossas vidas. Valorizamos a comunidade acima de tudo. Qualquer um pode ser um 108, desde que mantenha os valores do solarpunk em alta consideração; você não precisa ser um bruxo ou mago experiente para se juntar a nós!


Protocolo de segurança e proteção da Specula

O protocolo de Segurança e Proteção do Specula consiste em: Limpeza; Higiene do sono; Banimento; Energização; Selamento; Escudo; Visualização e Aterramento. Em outras palavras, o mago deve banir 2x por dia; devem limpar seu espaço e a si mesmos todos os dias ou pelo menos durante a lua minguante; devem cuidar da higiene do sono todos os dias; devem cuidar de seus níveis de energia; devem selar sua casa e a si mesmos; devem proteger o exterior de sua casa (uma vez por semana); devem trabalhar em suas técnicas de visualização e devem se ancorar (aterrar) após cada trabalho espiritual.


3 commenti



Frater A.'.F.'.
Frater A.'.F.'.
24 feb 2022

Faz o que tu queres há de ser o todo da lei !


Faço trabalho em outra ordem iniciática porém , gostaria de continuar estudando as publicações do Especula e analisar com bastante atenção . Desejo contribuir com minhas experiências em breve . Parabéns a todos os membro e parabenizo também a criadora da corrente 108 .


Amor e a lei amor sob vontade

Mi piace

Vou focar no estudos e práticas do sistema Specular, estudar os livros sugeridos e fazer o treinamento ano q vem, quando eu já tiver 18... Me parece o melhor sistema pra seguir no momento.

Mi piace
© Copyright
bottom of page