top of page

Semana 1 - Devocional dos Specularis


Dia 1 - Doutor


Você já parou para pensar que saúde vai muito além da ausência de doença?

Iniciar a prática devocional com Doutor não foi à toa. Nossa saúde é a junção do bom funcionamento físico, social, mental e é claro, espiritual.


Mas para que sejamos capazes de usufruir de uma saúde plena, precisamos atentar para o funcionamento da máquina, deste corpo que habitamos e ao qual merece nossa devoção e apreço.


Estudos das últimas duas décadas comprovam o impacto da espiritualidade na saúde física, tema este que tem tomado papel importante na prática clínica diária na área da saúde.


Em contrapartida, no meio religioso/espiritual há uma negação do corpo, como se esse cuidado representasse um apego que só os ditos menos evoluídos possuem.


Nossa saúde física e o tempo são, sem dúvidas, nossos bens mais valiosos. Sem estes dois, de nada vale recorrermos a deuses, divindades, entidades, servidores etc para obter coisas que não seremos capazes de utilizar.


Hoje Doutor nos convida a celebrar cada parte do nosso corpo físico, agradecer a saúde que temos, cultuar o templo primeiro e que é nossa morada principal.



Sugestão prática:

  • Marque exames de rotina e veja como está o funcionamento do seu corpo. (Lembre-se, a medicina está aí para trabalhar a nosso favor.)

  • Faça a oração do Doutor contida no livro de orações dos Specularis






Dia 2 - Psi


Se a sua cabeça estiver a seu favor, o mundo inteiro pode estar contra você. Mas, se o mundo inteiro estiver a seu favor e sua cabeça contra você, não será capaz de realizar nada. - Provérbio Yoruba


O pensamento provoca a ação e a ação provoca a reação, como é possível ter uma vida plena sem o devido cuidado com nossa mente?


Em um mundo onde se tornou hype atribuirmos transtornos psicológicos a todo e qualquer tipo de comportamento, cuidar da saúde mental de forma consciente e racional é um ato revolucionário.


Psi nos alerta que é a saúde dos nossos pensamentos que nos dá a capacidade de agir com inteligência e sabedoria. É da nossa cabeça que emana a força propulsora para a manifestação dos nossos desejos.


Nada se faz sem uma boa cabeça. E Psi vem nos ajudar a despertar a parte divina que habita nossa mente para que possamos buscar o melhor.



Sugestão prática:

  • Convide Psi a passar um tempo com você. Aproveite esse período para cuidar da sua mente com terapia, se for possível.

  • Faça a Oração da Psi para Cura Mental - Livro de Oração do Specularis




Dia 3 - Mel


Corpo forte, mente brilhante! Mel desperta em nós o que há de melhor na união entre Doutor (Saúde Física) e Psi (Saúde Mental). É o equilíbrio que traz a beleza divina.


O corpo saudável proporciona uma sensação de bem estar para nós, assim como um corpo resistente ajuda a nossa mente a funcionar melhor. Mel é capaz de despertar em nós a capacidade de transformar nossos ossos e carne em madeira forte para que a nossa verdadeira vontade se manifeste através de nós.


A reflexão hoje é sobre a nossa capacidade de entendermos que somos o nosso pior inimigo quando não dominamos nossos próprios desejos.


Nem sempre a motivação vem através de frases de impacto ou com contexto positivo. Com Mel aprendemos que quando faltam motivos, o auto amor deve ser nosso combustível e quando falta amor próprio, reconstruir esse amor é a nossa motivação.


Deseje parecer o melhor para si mesmo!



Sugestão prática

  • Crie uma rotina de exercícios/desafios físicos 3 vezes na semana

  • Pratique auto deificação

  • Leia o Manual da Autoconfiança de Lua Valentia


© Copyright
bottom of page