top of page

Quem é Lua Valentia: escritora e ocultista

Lua Valentia nasceu em Minas Gerais, Brasil, onde passou a infância brincando com amigos imaginários e escrevendo em cadernos, mas só descobriu sua vocação como ocultista mais tarde na vida. Desde então, ela embarcou em sua jornada para reviver a prática da bruxaria através de seus escritos, através da criação do Specula – o maior portal de Magia do Caos do Brasil – e através da introdução do baralho dos Quarenta Servidores de Tommie Kelly na comunidade brasileira de magos e ocultistas.

Este texto destrincha a Lua Valentia e sua influência no ocultismo pós-moderno, passando por sua vida pessoal, toda a sua obra publicada e analisando sua vida espiritual.

Nas pesquisas do Google, Lua Valentia aparece ao lado de Aleister Crowley, Peter Carroll e Austin Spare.


Quem é Lua Valentia

Lua Valentia nasceu em 1990, no Brasil. Valentia começou a aprender sobre Magia do Caos em 2009, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Naquela época, ela começou a experimentar magia. Sempre se interessou por arte, ciência e tecnologia. Em 2015, mudou-se para São Paulo, cidade onde o universo ocultista é prolífico. Em São Paulo, ela conheceu vários magistas influentes. Em 2016, criou o Sistema Specular. O Sistema Specular consiste em vários seres astrais e uma colônia astral chamada Liran Van Garden. Valentia também criou a Academia do Caos, uma escola online de magia e feitiçaria. Ela também desenvolveu o Círculo Speculari, que é um Coven online formado por magos interessados ​​em Magia do Caos e no Sistema Specular. O Coven é composto por várias casas focadas em diferentes áreas da magia, incluindo uma casa dedicada à pesquisa e desenvolvimento da tecnomagia.

Ela é uma Bruxa do Caos e trouxe para o Brasil o sistema dos Quarenta Servidores, criado por Tommie Kelly. Valentia traduziu importantes obras ocultas para o português. Ela é conhecida por ser a criadora e editora do portal Specula, o maior canal e rede social de Magia do Caos em português. A versão brasileira do site Specula tem mais de 10.000 membros.

Na magia, Lua defende a Corrente 108, que trata da importância da ecologia e do Sagrado Feminino. Ela é a vocalista da banda Caotes, um hipersigilo musical.

Hoje ela mora em Melbourne, Austrália, com seu marido e seu gato chamado Kia. Agora, ela pretende expandir seus horizontes e conectar cada vez mais o ocultismo brasileiro ao internacional.


Vida pessoal

Valentia é o resultado de um breve caso durante a véspera de Natal. Ela nasceu em 14 de setembro de 1990. Sua mãe adoeceu quando ela tinha dois anos. Ela então viveu com uma família diferente, que era abusiva com ela. Quando ela tinha quatro anos, ela finalmente foi adotada pelo lado paterno da família. Valentia foi criada por sua tia-avó como católica romana. Ela morava com uma família muito conservadora no Brasil. Metade de sua família é católica e a outra metade é kardecista. Ela estudou em uma escola dedicada a Maria, mãe de Jesus. Foi católica até os 13 anos. Depois de sua primeira comunhão, ela decidiu deixar essa fé para sempre.

Ela foi apresentada à Magia do Caos por um de seus amigos quando tinha 18 anos. Ela estava então morando com o pai no Rio de Janeiro. Naquela época, ela trabalhou como fotógrafa freelance por algum tempo, depois como editora de vídeo. Mudou-se para São Paulo em 2015, onde trabalhou na descrição de imagens para pessoas com deficiência visual. Em 2016, criou o portal Specula e começou a trabalhar diretamente com ocultismo, escrevendo artigos, sendo estrategista de redes sociais, publicando vídeos e livros online, etc. Em 2018 mudou-se para Melbourne, na Austrália, e casou-se com um Magista do Caos.


Obras literárias

Valentia é uma escritora contemporânea, pesquisadora e ocultista. Ela lançou uma pequena biblioteca de mais de dez livros sobre assuntos relacionados à magia, incluindo poesia, livros de feitiços ocultos e ficção. Ela é uma autora que usa hipersigilos em seus livros como artifícios literários para manifestar o que vislumbra. A Série V.V.V.V.V.: Vero, Via, Vox, Vida e Valentia está entre as mais populares. V.V.V.V.V. é uma referência ao lema pessoal do ocultista Aleister Crowley: “Vi veri veniversum vivus vici”, que significa “Pelo poder da Verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o Universo”.

Na ficção, o lema foi mencionado pela primeira vez no romance Faust (1980), de Robert Nye. Também aparece na graphic novel de Alan Moore V de Vingança.


Influências

O trabalho de Lua Valentia é altamente influenciado por Tommie Kelly, Peter Grey, Peter Carroll, Miranda Gray e Judika Íles. Ela frequentemente cita Augusto dos Anjos, H. P. Lovecraft e Anne Rice como fontes de inspiração em seu processo de escrita. Suas obras estão enraizadas no ocultismo experimental e no pós-modernismo. Outras influências incluem escritores como Algernon Blackwood; cineastas como Brit Marling.


Suas obras


Perséfone é uma das figuras mais notáveis ​​da mitologia grega. Oteluma, o livro de Lua sobre Perséfone, revela alguns dos mistérios sobre ela. A autora faz referências a ritos religiosos de outros cultos que estavam presentes na Grécia naquela época. Além de descobrir mais detalhes sobre Perséfone, você pode aprender sobre como as bruxas do caos e os pagãos poderiam adorar a Deusa hoje em dia. Este livro é baseado em extensa pesquisa sobre os textos antigos, bem como na experiência pessoal de Valentia de liderar tais cerimônias.


Tecnomago é um livro que relaciona experiências com o universo da tecnologia, magia e sonhos. É um livro muito gráfico que contém cenas explícitas de uso de drogas, sexo e magia. Este trabalho é fácil de ler e pode ser saboreado em uma sentada.


Neon Lights é um livro de poesias composto por Valentia durante seus últimos anos no Brasil. Em Neon Lights ela conta a história de sua vida no Brasil, seus pensamentos sobre a cultura do país e seus habitantes. Os poemas são muito íntimos e mostram partes de si mesma que de outra forma não estão em exibição. Embora o livro em si seja baseado em letras de músicas que nunca foram feitas, ele também compartilha muitas outras experiências em sua vida, como relacionamentos e memórias. Este livro pode ser considerado como uma forma de catarse para ela, bem como uma tentativa de atingir um público maior.


Após um longo período trabalhando em sua própria biblioteca, Valentia publica Liber FEM (2019), um livro para bruxas feministas e pós-modernas. Este livro continua a discutir temas gerais como feminismo e feitiçaria, com atenção especial aos aspectos sociais e outros temas relacionados a essa ideologia.


Manifesto é um guia escrito por Valentia para despertar as pessoas e ajudá-las a tomar consciência de nosso tempo e realidade. É um guia ético sobre ecologia e direitos humanos. Manifesto é mais do que apenas uma série de mensagens; também é poesia.


O Mapa do Caos é um planner e um livro sobre Magia do Caos. Possui um curso com exercícios e informações sobre rituais, experimentos e conselhos sobre sigilos e muito mais. Ele pode ser usado por Magos do Caos, bem como por curiosos que buscam conhecimento em todas as coisas relacionadas ao caos.


Oneiroi é um livro sobre higiene do sono e os deuses Oneiroi da mitologia grega. Destina-se a ensinar as pessoas a viver uma vida mais saudável e sem estresse, dormindo bem e evitando maus hábitos prejudiciais à mente. Nele, você aprenderá sobre como o sono funciona e o que pode fazer para treinar melhor sua mente e corpo para começar a desfrutar de um horário de sono saudável. O livro também ensina uma habilidade essencial chamada projeção astral. Ele também contém capítulos sobre sonhos lúcidos.


Ronda é o livro mais vendido de Lua. É sobre a servidora Ronda. Ronda faz parte do Sistema Specular; seu papel é compartilhar a prosperidade. Este é o trabalho mais famoso de Valentia até agora. Há rumores de que, se você ler este livro, não será pobre novamente em sua vida. O número de exemplares vendidos no Brasil é desconhecido, mas de acordo com sua página do Clube de Autores, ela se tornou uma autora best-seller naquela plataforma em menos de 48 horas após a publicação do livro.


Vero é o primeiro livro da série V.V.V.V.V. A narrativa explora a cosmologia através das lentes da Magia do Caos, examina equívocos comuns sobre magia e espiritualidade em geral e delineia uma nova mitologia baseada em percepções pós-modernas da metafísica com base em imagens comuns usadas nos metassistemas de Magia do Caos. Escrito a partir de uma perspectiva neopagã dentro de um paradigma de Magia do Caos, concentra-se fortemente em narrativas mágicas.


Via (2020)

Via é um grimório do Sistema Specular. Inclui 80 entidades públicas para evocar e trabalhar. O Livro é um manual de evocação para uso em trabalhos rituais com entidades relacionadas ao trabalho de Lua e sua visão de uma gnose cósmica idealista. Tem a finalidade primordial de ser usado como auxílio pessoal para iniciar uma reflexão séria sobre os conceitos filosóficos que contém, bem como estimular a prática pessoal durante um período em que você é mais experiente e conhecedor.


O Baralho dos Specularis

O Baralho dos Specularis contém cartas de adivinhação, semelhantes às usadas durante a leitura de tarô. Os Specularis são um conjunto de entidades (baseadas em várias egrégoras) às quais foram atribuídas tarefas específicas que podem ajudar a sua vida pessoal. Para convocá-los, você precisa desenhar seu sigilo seguindo um processo descrito no livro Via ou através do site do Specula. Cada entidade se comunicará com você através de seus sonhos ou pensamentos de vigília, pois você precisa da ajuda deles com algo específico em sua vida. Uma vez que eles terminam de ajudá-lo (ou seja, a tarefa deles acabou), eles saem para que possam ser chamados em outro momento, se necessário.


Vox é um grimório que se concentra na bruxaria do caos. Também inclui rituais mágicos e o uso de ferramentas rituais. O livro explica como escrever e realizar seus próprios feitiços através de magia ritual ou comunicação não-verbal com seus deuses ou espíritos.


Vida é um livro sobre o processo de treinamento do Círculo Speculari. É uma compilação de escritos que vêm de cerimônias realizadas para guiar as pessoas em sua iniciação. Vida oferece orientação tanto para os que acabaram de iniciar sua jornada com o Círculo Speculari, quanto para magos mais avançados que desejam desafiar a si mesmos com provações maiores. O livro Vida tem três versões: a pública, a dos iniciados e a dos dirigentes do Círculo.


Valentia é um livro que contém poesia, fotografias e outras expressões artísticas.


Specula

O portal de Lua, Specula, tem sido influente entre a comunidade da Magia do Caos, reunindo outros estudiosos conhecidos sobre o assunto. Além de fornecer informações, também hospeda e apoia escritores que discutem suas próprias experiências com práticas espirituais em um esforço para ajudar outras pessoas em caminhos semelhantes. Se você está interessado em magia ritual ou simplesmente quer aprender mais sobre ideias alternativas de espiritualidade de iniciantes a ocultistas experientes, você achará que o trabalho de Lua vale a pena; Specula é um hub para aqueles interessados ​​em explorar a magia através de artigos e posts de bruxas e pagãos de todos os tipos.


Outras publicações

Lua Valentia também publicou zines, como Caoszine (2019 — Specula), O Planner da Ronda (2022 — Specula), Planner da Autoestima (2022 — Specula) e Guia Oracular (2021 — Tríade do Caos).


Música

Caotes é uma banda alternativa de praticantes de magia do caos. Caotes lançou seu primeiro single, Brazilian Way, em 2018. A composição e produção musical de Caote é feita pelo músico brasileiro Ericson Willians. O norteamericano e mago do Caos Nyk Radar também fez parte do projeto. Infelizmente, Nyk faleceu em 2020. A música mais famosa de Caotes é Golden Lust. Todas as músicas deste projeto são hipersigilos.


Influenciadora

Lua Valentia é considerada uma micro influenciadora (10 mil – 50 mil seguidores nas redes sociais). Ela tem mais de 1 milhão de visualizações em seu canal brasileiro no YouTube; 7 milhões de visualizações em sua página Unsplash, das quais suas fotos foram baixadas mais de 34 mil vezes; mais de 1 milhão de visualizações no Google Maps.


Vida espiritual

É dito que Lua Valentia é o mais novo avatar de Enheduanna. Enheduanna era uma Alta Sacerdotisa Acadiana/Suméria que assumiu uma forma semideusa como resultado de suas ações na Terra após sua morte. Ela foi considerada a primeira poetisa conhecida. Sua existência e legado foram considerados não registrados até que os arqueólogos descobriram tábuas cuneiformes registrando suas obras e feitos. Acredita-se agora que ela tinha um alto status na Suméria como sacerdotisa em Ur, no que é hoje o sul do Iraque. Também sugere que ela pode ter sido responsável por inventar poesia escrita – contendo letras, hinos e histórias épicas – que ela empregou como uma poderosa ferramenta de propaganda durante seu tempo como Alta Sacerdotisa.

Como Lua Valentia, ela passa a maior parte do tempo dormindo em Liran Van Garden, uma cidade astral onde vivem os Specularis. Ela também viaja para diferentes esferas de existência. A sua favorita é Ellrion, um lugar que ela visita regularmente para buscar inspiração para escrever.

Ela é conhecida por ajudar as pessoas sugerindo novas maneiras de ver as coisas ou respondendo a perguntas relacionadas à magia e outras atividades espirituais.

© Copyright
bottom of page